Política

Governo Federal é acusado de gastar R$ 1,2 bilhão para furar poços e não entregar água no Piauí

De acordo com o Estadão o munícipio de Oeiras, um dos beneficiados pelo projeto, possui poços inacabados.

16 de agosto de 2022 às 09:55
3 min de leitura

O jornal Estadão divulgou na manhã desta terça-feira (16), reportagem que acusa o governo de Jair Bolsonaro (PL), através do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) de usar a verba de R$ 1,2 bilhões para construções de poços no Piauí. Apesar dos recursos destinados, as comunidades ainda sofrem com a falta de água.

Ciro Nogueira e Jair BolsonaroIsac Nóbrega/PR

De acordo com o veículo de comunicação os contratos foram analisados ao longo de três meses, onde foram apurados documentos que mostram irregularidades em pregões milionários que foram assinados em menos de 10 minutos. Além disso o jornal apurou que que os recursos que abririam novos poços eram liberados antes mesmo da finalização de poços antigos.

Na zona rural do município de Oeiras, localizado a 281 km de Teresina, moradores relatam que apesar do munícipio ter sido contemplado com recursos para criação de poços, nada mudou. Os poços, que foram furados a cerca de 2 anos atrás, atualmente permanecem fechados. As obras foram interrompidas e as bombas para retirada d'agua não foram instaladas.

O agricultor Francimário Borges de Moura, de 47 anos, que mora na zona rural de Oeiras, diz ter ficado contente com a escavação de um poço através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em junho de 2020. Infelizmente, ainda no mesmo ano, o poço foi lacrado prejudicando a vida das 24 famílias que moram na comunidade.

Órgãos envolvidos

De acordo com a matéria publicada no Estadãoa abertura dos poços envolvem três órgãos controlados por indicados do ministro Ciro Nogueira e de líderes aliados do Planalto. Os órgãos são a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da entrega dos poços na região do Nordeste e chegou a citar, durante discurso de lançamento de sua candidatura ao Palácio do Planalto que o Exército e a Codevasf furam dezenas de poços todos os meses.

As licitações para as construções dos poços são genéricas e parte dos editais não mostram o local exato de perfuração. Existem pregões que não é informado que tipo de rocha será usado durante o processo. Segundo o veículo de comunicação Bolsonaro e Ciro Nogueira ainda não responderam a acusação.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas