Política

Fundo Russo pressiona Executivo sobre aquisição da vacina Sputnik V

Em reunião virtual, o governo russo deu o prazo de 2 dias para o Governo Federal se posicionar

22 de julho de 2021 às 14:07
2 min de leitura

O governador Wellington Dias, foi comunicado durante encontro virtual, na última quarta-feira (21), que o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), responsável pelo fornecimento da vacina Sputnik V, solicitou prazo de 48 horas para avaliar o posicionamento do governo brasileiro, em relação ao uso do imunizante no Brasil. A previsão era ter o lote com 1,6 milhão de doses da vacina russa em solo brasileiro no dia 28 de julho. Os prazos para entrega dos imunizantes podem ser comprometido.

“O esforço dos governadores do Brasil para que a gente tenha esta vacina tem sido uma corrida de obstáculos. Ora é a Anvisa, ora uma posição do Ministério da Saúde, como aconteceu agora. Por isso oficializamos pedindo um posicionamento”, declarou Dias.

Governador Wellington Dias em reunião sobre vacina / Arquivo Pessoal

O Consórcio Nordeste enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS), protestando contra a declaração do ministro Marcelo Queiroga, em que ele afirma a dispensabilidade do imunizante russo, possuindo no país quantitativo suficiente de vacinas adquiridas. “O Consórcio Nordeste mantém a posição de inclusão deste imunizante no Plano Nacional de Imunização, por entender ser este extremamente necessário para a ampliação da vacinação em nosso país. Os governadores se colocam abertos ao diálogo, mas solicitamos um posicionamento formal e expresso deste ministro da Saúde quanto à decisão de retirada da vacina Sputnik V do PNI” diz o documento.

A aquisição da Sputnik foi negociada pelo Consórcio Nordeste com o objetivo de ampliar a imunização da população brasileira. O quantitativo seria somado ao adquirido diretamente pelo MS, e distribuído aos estados brasileiros segundo os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas