Política

Firmino Filho deve assumir cargo federal em 2021 pelo PP

Com o PSDB enfraquecido, prefeito de Teresina deve ir para o PP e se tornar uma das principais lideranças do partido ao lado do Senador Ciro Nogueira.

30 de novembro de 2020 às 14:32
3 min de leitura

Mal começou o dia e o destino do prefeito Firmino Filho (PSDB) já está sendo discutido por aliados de primeira hora. A perda da eleição enfraquece sua força política mas não o tira do jogo. Pelo contrário, a experiência de Firmino Filho nas últimas décadas o torna um dos principais estrategistas na caminhada do projeto político para governador do Senador Ciro Nogueira (PP).


Senador Ciro Nogueira e o Prefeito Firmino Filho. Mais juntos do que nunca. O projeto político da dupla seguirá alinhado com foco nas eleições de 2022

Para quem pensou que o prefeito ficaria isolado, se engana. Nos próximos meses , ele deve se aproximar ainda mais do PP, partido ao qual já pertence sua esposa a Deputada Estadual Lucy Soares, e que fornece apoio irrestrito ao presidente Jair Bolsonaro em nível nacional pelo Centrão.

Ciro controla junto com o centrão indicações de autarquias importantes na esfera federal e que tem grande visibilidade de trabalho nos estados.

Codevasf, FNDE e Banco do Nordeste são algumas indicações que colocam o senador Ciro Nogueira (PP) como defensor fervoroso do bolsonarismo. Firmino Filho deve entrar em breve na linha de frente desse projeto.

O comando de autarquias e empresas públicas como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs ) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já estão na mira, e podem em breve ter como gestor o ex-prefeito de Teresina.

Inaldo Guerra na Alepi. Ele é superintende da CODESVASF no Piauí por indicação de Ciro Nogueira

Para se ter uma ideia, só a Codevasf contou em 2020 com um orçamento de R$ 1,62 bilhão.

A força política de Firmino mesmo perdendo as eleições ainda conta com mais de 140 mil votos na capital e uma forte rede de lideranças, lideranças essas que em Janeiro estarão sem o manto da prefeitura. Para essas lideranças o tempo urge e Firmino não pode demorar com uma resposta.

Assumindo uma das autarquias, Firmino acomoda boa parte de seus aliados, ganha força estadual e fortalece o projeto de Ciro e de Jair Bolsonaro, que contará agora com um ex-prefeito da capital nos quadros da sua gestão.

Já João Doria , governador de São Paulo pelo PSDB, ficará a ver navios em seu projeto presidencial com relação ao Piauí, o partido sempre respondeu as eleições presidenciais com votos expressivos apenas na capital e agora com o enfraquecimento absoluto, será ainda pior.

Ciro e Firmino a partir de agora seguirão na missão de representar Jair Bolsonaro no Piauí.

Vamos aguardar os próximos capítulos da novela para as eleições de 2022.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas