Política

CPI do Transporte Público encerra as oitivas com empresários

Na próxima terça-feira (15) a câmara iniciará oitivas com ex-gestores da Strans

11 de junho de 2021 às 15:22
2 min de leitura

A Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Transporte Público encerrou, nesta quinta-feira (10), as oitivas com os empresários. Hoje foram ouvidos os representantes da empresa Teresina, Viação Santana e Transfácil. Na próxima semana, terão início as oitivas com os ex-gestores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Os proprietários das empresas repassaram informações sobre a quantidade atual de ônibus em operação e funcionários atuantes, além dos valores recebidos nos últimos cinco anos. Todos eles não sabem dizer o valor que as empresas têm a receber e atribuíram o declínio do transporte público à pandemia e às verbas indenizatórias não pagas pela prefeitura.

Em entrevista concedida, a advogada dos empresários, Nayara Moraes, afirmou que o sistema está prestes a parar. “A maior parte dos empresários não conseguem sobreviver com o dinheiro da catraca em um contexto de pandemia. É preciso o pagamento do valor atrasado, o cálculo da TPI para que eles se certifiquem dos valores em aberto e a regularidade dos pagamentos mensais. Sem isso o sistema para, pois a quantidade de pessoas que está circulando é muito menor e a liberação de outros modais para o sistema faz com que diminua a quantidade de passageiros pagantes. É um estrangulamento contínuo, acreditamos que em poucas semanas haja uma dificuldade total e o sistema corre o risco de parar ainda nesse semestre”, disse.

Desde o início do ano a população tem sofrido com a diminuição do número de ônibus circulando na capital. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa afirmou que o impasse terá que ser resolvido, “Nós nos reunimos duas vezes com os empresários, não fluiu. Meu secretariado algumas outras vezes e também não fluiu. Tem que se encontrar um ponto comum, o que não pode mais é as pessoas continuarem sofrendo sem transporte coletivo. Quem dever, irá pagar

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas