Política

CPI do Transporte propõe rescisão de contrato entre a Prefeitura e Setut

O documento, aprovado por unamidade, acusa a gestão anterior da Prefeitura de Teresina de improbidade administrativa.

24 de agosto de 2021 às 12:59
2 min de leitura

A CPI do transporte público apresentou na manhã desta terça-feira (24) o relatório final que propõe a rescisão imediata do contrato entre a prefeitura e o Setut, consequentemente, realizando um novo processo de licitação. No documento, aprovado por unamidade, os vereadores pedem o indiciamento de dois ex-gestores da Strans, Carlos Daniel e Weldon Bandeira, e acusam a gestão anterior da Prefeitura de Teresina de improbidade administrativa.

Dois pontos foram ressaltados pelo relator, Enzo Samuel (PDT), que afirmou que só defende a anulação do contrato se não houver mais condições de acordo, e diz que não viu crime por parte dos ex-gestores da Strans, “Não consegui ver esses crimes que o presidente Dudu apontou, mas não cabe a CPI investigar. Essas denúncias serão encaminhadas para os órgãos responsáveis, a eles caberá fazer a investigação”.

CPI transporte público
CMT

O relatório da CPI apontou também o enriquecimento ilícito de empresários do sistema.

Segundo o presidente da CPI, Dudu Borges, com o atual sistema, as irregularidades irão continuar, “Tudo que apuramos remeteu ao descumprimento bilateral, por gestores e empresários., a única saída é rescindir o contrato e abrir uma licitação emergencial”, disse Dudu.

Iniciada no mês de maio, a CPI do transporte ouviu empresários, ex-gestores e trabalhadores do sistema, além de analisar documentos coletados ao longo das oitivas. Recentemente, o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, afirmou que a Prefeitura de Teresina irá acatar todas as recomendações feitas pela CPI.

Prefeitura de Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, afirmou em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (24) que ainda não recebeu o relatório oficial da CPI do Transporte e que somente tomará uma decisão para o problema do transporte público após a apresentação oficial do documento, "O poder legislativo ainda não entregou o relatório, que é um relatório dando sugestões. Quem bate o martelo e vira a ponta é o poder executivo. Quando o poder legislativo me entregar o relatório, eu vou trabalhar em curto tempo para dar a resolução definitiva”, disse.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas