Política

Ciro Nogueira é alvo de inquérito da Receita Federal por sonegação de impostos

Documentos da Receita Federal constatam pagamento de R$ 17 milhões por empresas não auditadas na conta do senador

28 de julho de 2021 às 20:00
1 min de leitura

O senador Ciro Nogueira (PP), novo ministro da Casa Civil, está sendo alvo de cobrança da Receita Federal por sonegação de impostos que somam um montante de R$ 17 milhões. Os auditores fiscais alegam que o ministro omitiu seus rendimentos e deixou de pagar o valor ao erário.

A Receita Federal baseou o inquérito em uma sequência de pagamentos em dinheiro na conta do senador com origem desconhecida. Atualmente, Ciro tem dois processos pendentes no Supremo Tribunal Federal relacionados à Operação Lava Jato.

Os documentos da Receita Federal constataram a existência de pagamentos milionários por empresas não auditadas, fornecendo evidências claras de fraude por uma 'contabilidade paralela', ou caixa 2.

A defesa de Ciro Nogueira nega as acusações e afirmou que a investigação ocorre “num momento no qual havia, claramente, uma tendência de criminalização da política”.

O senador contesta as multas apresentadas ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e nega ter cometido qualquer crime. As sanções ainda não foram julgadas.

Senador Ciro Nogueira Pedro França/Agência Senado
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas