Política

Bolsonaro decide não renovar contratos marítimos entre Uruguai e Argentina

De acordo com o governo, a possibilidade de não renovação está prevista nos próprios tratados.

07 de setembro de 2021 às 08:16
1 min de leitura

O presidente Jair Bolsonaro, editou um decreto e afirmou que não irá dar continuidade ao Convênio de Transporte Marítimo entre Uruguai e Argentina. A medida deve ser divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (08).

De acordo com a Secretaria-Geral, a decisão foi tomada na 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Estratégia Comercial da Câmara de Comércio Exterior (Camex), realizada em 09 de dezembro de 2020, tendo sido comunicada ao governo do Uruguai em 09 de fevereiro de 2021 e ao governo da Argentina em 03 de fevereiro de 2021.

De acordo com o governo, a possibilidade de não renovação está prevista nos próprios tratados.

Segundo nota divulgada pela secretaria, “a medida contribui para o processo de acessão do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é uma das prioridades da política externa brasileira, além de incentivar a concorrência e a competitividade na prestação de serviços do setor.”

Apesar de ser mais barato que o transporte rodoviário, os custos de transporte marítimo no Brasil chegam a ser 70% mais caros que em portos da Europa ou da Ásia.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas