Política

Biden assina lei que restringe compra de armas nos Estados Unidos

"Se Deus quiser, vai salvar muitas vidas", disse Biden ao assinar o projeto de lei.

25 de junho de 2022 às 14:08
2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou neste sábado (25) a primeira parte da reforma legislativa federal que limita o acesso a armas no país em três décadas. A lei restringe a compra de armas no país para pessoas entre 18 e 21 anos, com antecedentes criminais ou histórico de doença mental e violência doméstica.

"Se Deus quiser, isso irá salvar muitas vidas", disse Biden na Casa Branca depois de assinar o projeto de lei.

Joe Biden Reprodução

Até agora, a idade mínima para compra de armas era 18 anos, mas sem necessidade de qualquer verificação. Foi no dia em que completou 18 anos que o atirador que matou 19 crianças e duas professoras em uma escola primária no Texas no mês passado.

O projeto de lei foi elaborado apenas algumas semanas após os ataques a arma em Uvalde e em Buffalo que mataram mais de 30 pessoas, incluindo as 19 crianças em uma escola primária.

A lei inclui disposições para ajudar os Estados a manter as armas fora de alcance daqueles considerados perigosos para si mesmos ou para outros.

A reforma ocorreu na mesma semana em que a Suprema Corte expandiu os direitos dos proprietários de armas, argumentando na quinta-feira (23) pela primeira vez que a Constituição dos EUA protege a competência de um indivíduo portar uma arma em público para autodefesa.

A regulamentação do acesso às armas tem sido uma questão divisiva no país, com várias tentativas de colocar novas restrições sobre as vendas de armas dando errado repetidas vezes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas