Política

Além da Segurança, Prefeitura de Teresina estuda criar outra secretaria

O líder da base aliada na Câmara citou a criação de mais uma pasta.

18 de janeiro de 2021 às 18:48
2 min de leitura

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), pretende incluir a criação da Secretaria Municipal de Defesa Civil na proposta de reforma administrativa que será enviada para a Câmara Municipal no começo de fevereiro. De acordo com o líder do prefeito na Câmara, vereador Renato Berger (PSD), a intenção é agilizar as ações de proteção da cidade.

Vereador Renato Berger (PSD) Gustavo Almeida/Lupa1

“A ideia é aprovar a mensagem encaminhada pelo prefeito por entender que, se ele está encaminhando no início de uma gestão, é para que a gestão seja melhorada [...] Há a ideia, a iniciativa de algumas pessoas em se criar uma Secretaria de Defesa Civil, para que a cidade possa estar mais protegida e que as ações sejam mais agilizadas”, explicou.

Atualmente, o município de Teresina possui uma gerência de Defesa Civil vinculada à Secretaria Municipal Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Segundo Renato Berger, além da criação da Secretaria Municipal de Defesa Civil, a proposta de reforma administrativa de Dr. Pessoa também terá a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e a divisão da SDU Centro/Norte, criando a SDU Centro e a SDU Norte. Esses são, segundo ele, os três principais eixos da proposta.

No dia 10 de dezembro de 2020, quando anunciou os primeiros nomes do seu secretariado, o prefeito Dr. Pessoa prometeu reduzir a quantidade de secretarias e/ou pastas com status de secretaria (inclui-se aqui as SDUs) de 30 para 26. Com a criação de mais três estruturas municipais, ele se distancia da promessa.

Partidos de olho

Antes mesmo de ser criada, a Secretaria Municipal de Defesa Civil já desperta a cobiça de alguns partidos. A cobrança maior vem do Avante, que quer presença na gestão.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas