Tony Trindade

A saída de Freixo do PSOL

Marcelo Freixo foi um dos nomes mais destacados do PSOL, tendo inclusive ido ao segundo turno da corrida pela Prefeitura do Rio em 2016.

12 de junho de 2021 às 10:31
1 min de leitura

O deputado federal Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, anunciou ontem (11) sua saída do PSOL. O político estava no partido desde 2005, quando se filiou vindo do PT. O parlamentar vai, ainda este mês, assinar a ficha de filiação ao PSB, outro partido de esquerda.

Marcelo FreixoFoto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Nos últimos anos, Marcelo Freixo foi um dos nomes mais destacados do PSOL, tendo inclusive ido ao segundo turno da corrida pela Prefeitura do Rio na eleição municipal de 2016, quando perdeu para Marcelo Crivella.

Agora, de olho na disputa para o Governo do Rio em 2022, Freixo percebeu que no PSOL a missão seria muito mais difícil. Visando também se livrar da imagem de radical que recai sobre ele apenas por ser do PSOL, Freixo buscou um partido mais "suave".

Guardadas às proporções, é um caminho semelhante à transformação que Lula (PT) fez no passado, embora o petista não tenha trocado de partido para deixar a imagem do "radical e barbudo" que o acompanhou por muito tempo.

No PSB, Marcelo Freixo espera costurar mais alianças, inclusive com partidos de centro e até mesmo de direita, algo quase impossível se continuasse no PSOL.

Em política é assim, ou você muda para abrir novos caminhos ou então fica fadado a nunca alçar voos mais altos. Freixo, que de bobo não tem nada, percebeu isso.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas