Polícia

Operação da PF cumpre mandados em endereços de Ricardo Salles

O STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama.

19 de maio de 2021 às 08:56
2 min de leitura

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta quarta-feira (19) que tem entre seus alvos endereços do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A investigação mira funcionários da administração pública acusados de facilitar a exportação ilegal de madeira.

As medidas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As apurações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiaram desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação.

Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente

Em abril deste ano, o chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, encaminhou ao STF notícia-crime contra Ricardo Salles, por atrapalhar a investigação de madeireiros envolvidos na operação Handroanthus, que apreendeu 43.700 toras de madeira supostamente ilegal.

Nas 38 páginas do documento, Saraiva defende a legalidade da operação e pede pela investigação do ministro, citando diversas críticas públicas e ações de Salles contra a operação.

A Operação Akuanduba tem como objetivo apurar crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. A pedido do Supremo Tribunal Federal, dez servidores públicos serão afastados de seus cargos.

Cerca de 160 policiais federais cumprem nesta quarta-feira 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará.

O ministro Alexandre de Moraes determinou ainda o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente. Não se sabe ainda se Salles, que também tem endereço na capital paulista, está entre essas pessoas afastadas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas