Polícia

Operação Codinome 40 teve origem após assassinato de corretor

Francisco Ismael trabalhava para a organização criminosa e operava fazendo a lavagem do dinheiro no Piauí e Maranhão.

01 de junho de 2021 às 12:42
1 min de leitura

O Gaeco e a Polícia Civil prenderam sete pessoas nesta terça-feira (31), durante a realização de diligências da Operação Codinome 40, deflagrada para prender integrantes da facção “Bonde dos 40”, no Piauí e Maranhão.

Seis mandados de prisão foram cumpridos. A sétima pessoa foi presa por posse ilegal de arma de fogo. Três presos têm envolvimento direto com o homicídio; outros três estão envolvidos com o crime de lavagem de dinheiro.

GAECO

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locadoras, corretoras e operadoras financeiras relacionadas ao corretor de veículos Francisco Ismael, nas cidades de Teresina, Altos, Parnaíba e Timon.

“A investigação conjunta identificou que o corretor Francisco Ismael operava na lavagem de dinheiro tentando tornar da natureza de ilicitude o dinheiro que era decorrente do tráfico de drogas e outras fontes ilícitas. Em determinado momento, houve uma diferença, podemos dizer, na prestação de contas. Por isso, a questão do homicídio. Então, nós passamos a investigar a questão da lavagem de dinheiro, que era tornar o dinheiro de origem ilícita em dinheiro lícito", disse o promotor José Willam Luz.

Duas pessoas seguem foragidas. São elas: Guilherme Duarte, conhecido como Guigui, e Ramon Rangel. Os nomes dos sete presos não foram divulgados. A polícia informou que a operação pode ter outras fases.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas