Política

MDB no Senado decide apoiar vetos a orçamento impositivo

O partido tem 14 senadores e reúne a maior bancada na Casa. Debate sobre vetos de Bolsonaro acontece nesta terça no Legislativo

03 de março de 2020 às 16:09
1 min de leitura


A bancada do MDB no Senado decidiu, por unanimidade, apoiar a manutenção dos vetos presidenciais ao projeto que obriga o governo a pagar todas as emendas parlamentares indicadas neste ano. O MDB tem 14 senadores e reúne a maior bancada na Casa. A sessão do Congresso Nacional para analisar os vetos acontece na tarde desta terça-feira (3).

Sessão desta terça pode elevar tensão entre governo e Congresso


Os vetos são derrubados somente quando há no mínimo 257 votos na Câmara e 41 votos no Senado. Com o crescimento da quantidade de senadores favoráveis aos vetos, a derrubada, que também depende dos deputados, fica mais difícil.


O debate no Congresso pode pôr em risco as já conturbadas relações entre o Legislativo e o Executivo, comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


Entre os vetos presidenciais que serão avaliados pelas duas Casas em sessão conjunta está a derrubada de regras do chamado orçamento impositivo, que deixava exclusivamente ao Parlamento a tarefa de alocar onde quiser parte da verba do Orçamento.


Se for retomada a regra anterior, o relator-geral do Orçamento, deputado Domingos Neto (PSD-CE), terá direito de direcionar R$ 30,1 bilhões para projetos sugeridos por ele e por seus colegas parlamentares.


Incomodado com a mudança na regra determinada em 2019 por senadores e deputados e pressionado por seus aliados, Bolsonaro decidiu vetar esse trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em 18 de dezembro de 2019.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas