Polícia

Jiboia é resgatada de telhado na zona sudeste da capital

Piauí é o segundo estado do nordeste que mais tem incidências de acidentes por animais peçonhentos

18 de junho de 2021 às 15:41
2 min de leitura

A Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou uma jiboia de aproximadamente 2 metros de comprimento no telhado de um comércio no bairro Jardim Europa, na zona Sudeste de Teresina. A serpente estava entre o telhado e o forro e demorou uma hora para ser retirada em segurança.

O caso ocorreu na tarde dessa quinta-feira (17). A jiboia é uma espécie não venenosa e comum de ser encontrada em ambientes domésticos.

“A GCM foi acionada durante o patrulhamento preventivo na estrada da Usina Santana. Para não causar danos materiais ao comerciante, tivemos que subir pelo lado de fora, destelhamos e resgatamos a cobra”, disse Henrique Almeida, coordenador da Guarda Ambiental.

O animal foi solto em uma área de mata. A GCM orienta que, ao se deparar com animais silvestres, não se deve tentar pegar ou matá-lo. O ideal é acionar a própria Guarda Municipal através do 153, a Polícia Ambiental por meio do 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem importante causa de morbimortalidade em todo o mundo, principalmente entre a população do campo, floresta e águas, mas, apesar disso, são negligenciados como problema de saúde pública. No Brasil, os acidentes por animais peçonhentos são a segunda causa de envenenamento humano, ficando atrás apenas da intoxicação por uso de medicamentos.

Coeficiente de incidência (/100 mil trabalhadores), coeficiente de mortalidade (/1 milhão de trabalhadores) e letalidade por acidente de trabalho por animais peçonhentos em trabalhadores do campo, floresta e águas, por UF e região, Brasil, 2017:

Fonte: Ministério da Saúde

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas