Polícia

Crime de contrabando tem queda devido à pandemia

tanto o mercado legal quanto o ilegal são prejudicados.

28 de maio de 2021 às 13:48
1 min de leitura

A emissão de produtos sem nota fiscal diminuiu substancialmente devido à pandemia do covid-19, de acordo com pesquisa do Ibope, o contrabando de cigarro, produto mais afetado, perdeu R$ 14,2 bilhões em 2020.

O setor econômico, legal ou ilegal, sente o efeito do aumento do valor do dólar e a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro. “O aumento do dólar, que encareceu as importações e a queda do poder aquisitivo do brasileiro também contribuíram para que o consumo diminuísse como um todo”, afirma Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra Pirataria (FNCP).

Entretanto, o recorrente aprisionamento de suspeitos de tráfico, a exemplo a ‘Operação Delivery', deflagrada nessa quinta-feira (27), com o objetivo de combater o tráfico de skunk em Parnaíba, evidencia que o comércio ilegal ainda é comum e movimenta mais de R$190 bilhões nacionalmente.

Vale lembrar que o transporte de produtos sem nota fiscal é crime de acordo com o artigo 334 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Gráfico: O Globo

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas