Geral

UFPI retoma aulas presenciais de quatro cursos da área de saúde

As turmas foram divididas em pequenos grupos para evitar a aglomerações

21 de junho de 2021 às 16:03
2 min de leitura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retornou nesta segunda-feira (21) as aulas presenciais de quatro cursos do campus de Teresina. Os alunos de Educação Física, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária retornaram as atividades práticas de parte das disciplinas do segundo semestre de 2020.

No final de maio, o curso de Odontologia retornou as aulas práticas em três laboratórios. Um estudante chegou a montar um acampamento na instituição reivindicando a volta das das atividades interrompidas há cerca de um ano e meio devido à pandemia da Covid-19.

As aulas são realizadas em laboratórios, espaços esportivos do campus, além do Hospital Universitário e em outras unidades de saúde. A liberação das aulas práticas foi anunciada após o Comitê Gestor de Crise da instituição aprovar os protocolos de biossegurança apresentados pelas coordenações dos cursos e direções dos centros.

Para um retorno seguro, as turmas foram divididas em pequenos grupos para evitar a aglomerações e estão sendo cumpridos os protocolos sanitários, como também o monitoramento das condições de saúde de estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados.

No dia 22 de março, a UFPI iniciou o novo período letivo correspondente ao segundo semestre de 2020, mas com aulas remotas. A instituição informou que adotou o modelo de ensino remoto durante a pandemia em cumprimento às medidas sanitárias vigentes e que aguardava mudança no cenário para volta das atividades presenciais.

Segundo a UFPI, com o avanço da vacinação, a expectativa é de que mais cursos ampliem a oferta de disciplinas na modalidade híbrida, aumentando a disponibilidade de atividades presenciais aos alunos. Conforme a instituição, existe possibilidade para o retorno das disciplinas clínicas ligadas a cursos de saúde, especialmente Odontologia e Medicina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas