Geral

Sesapi alerta que cuidados devem ser mantidos mesmo após 2ª dose da vacina

Público-alvo deve mater cuidados e não pode deixar de tomar a segunda dose.

16 de junho de 2021 às 09:57
2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) fez alerta a respeito da vacinação, e orienta que mesmo depois de concluir o ciclo de imunização com as duas doses da vacina, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus.

Vacina Covid-19 Sesapi

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portella, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas não é possível ainda relaxar nos cuidados. Ele explica que público-alvo não pode deixar de tomar a segunda dose.

“A segunda dose é o reforço da primeira. Ela provoca um estímulo no sistema imunológico e garante taxas de sucesso maiores na proteção contra a doença. Devem ser aplicadas dentro do prazo estabelecido e observado também o tipo de imunizante usado”, explica.

Depois de tomar a segunda dose é fundamental manter os mesmos cuidados porque apesar de imunizada, a pessoa pode vir a ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada.

“Deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que boa parte da população esteja imunizada. Nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta.

O vacinômetro da Sesapi atesta que o estado do Piauí já atingiu a marca de 1.499.527 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. Já foram vacinados 776.631 piauienses com a primeira dose e 306.707 com a segunda.

Com essa marca o estado conta com 9,31% de sua população imunizada com as duas doses das vacinas e 23,28% com a primeira.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas