Geral

SERASA aponta que Brasil registra 66,1 milhões de inadimplentes

Apesar da crise econômica no país, o Piauí ocupa a última posição no ranking de inadimplentes.

23 de junho de 2022 às 19:21
4 min de leitura

O ano de 2022 está sendo marcado por dados negativos a respeito da economia. Em abril, o número de pessoas que estão com o nome “sujo” chegou a 66,1 milhões.

Os dados referentes aos inadimplentes do país foram divulgados por meio da série histórica do SERASA, que começou a ser registrada em 2016.

E o Piauí?

Já a respeito do nosso estado, a situação não é tão ruim. O Piauí encontra-se na 27° posição no mapa de inadimplentes na população adulta, registrando a porcentagem de 33,05%.

De acordo com o professor de economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) João Victor Souza, esse número é reflexo direto da crise vivenciada nos últimos anos, que não só reduziu o nível de renda e desemprego, mas também reduziu a qualidade do consumo brasileiro em função da inflação.

Dessa forma, o consumidor passou a ter um menor poder de compra, culminando na incapacidade de cumprir as suas obrigações financeiras.

Consequências

O número de inadimplentes não é negativo somente para o consumidor, mas também para toda a economia. O professor João Victor Souza explica que o alto nível de endividamento ocasiona uma menor tendência de consumo, que reduz o nível geral de demanda, e consequentemente faz com que empresários diminuam sua escala de produção a fim de evitar prejuízos.

“As causas do endividamento não partem somente das decisões individuais dos consumidores, mas de todo o contexto macroeconômico que prejudica o padrão de consumo” explica.

Como a inflação influencia?

A inflação tem sido ocasionada por fatores externos que tem sido absorvido pela política brasileira, como por exemplo, na política de paridade de preços internacionais da Petrobrás que alinha o custo do barril do petróleo no mercado internacional ao preço ofertado para as distribuidoras de postos de combustível no país.

Reprodução: Agencia BrasilA crise internacional afeta a economia brasileira de forma tão acentuada que reflete na instabilidade no preço dos alimentos e outros produtos essenciais.

Como evitar o nome sujo?

Ter o nome sujo é sinônimo de complicação. Mas ainda sim é possível evitar a inadimplência. O professor João Victor Souza recomenda que o consumidor priorize gastos mais importantes, como contas de água e luz. Além disso, evitar o consumo de bens não necessários no momento.

“Esses fatores podem melhorar a qualidade do consumo do cidadão nesse momento de crise” reitera.

Reprodução: Agência BrasilVai melhorar ou piorar?

De acordo com o professor de economia João Victor Souza, para melhorar a situação é necessário que haja uma grande política nacional de renegociação das dívidas.

“Com isso, o consumidor pode ter novamente o seu poder de compra. Ao elevar o padrão, consequentemente haverá maior estímulo das empresas para produzir e gerar empregos. Entretanto, na medida que essa política não ocorre, não podemos esperar que esse contexto mude em breve” finaliza.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas