Geral

Semcaspi aponta violência intrafamiliar e negligência como as maiores ocorrências contra idosos

Campanha Junho Violeta ressalta a importância de lutar contra a violência intrafamiliar

15 de junho de 2021 às 15:18
3 min de leitura

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) aponta que entre os meses de janeiro a abril deste ano, as ocorrências com maiores índices de violências contra os idosos são: violência intrafamiliar, com 14 registros, e negligência ou abandono, com 29. Os dados são levantamentos dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).

Para atuar na prevenção destas ocorrências, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) está realizando ações em alusão ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A Central Judicial do Idoso lançou, em 2019, a cartilha Pessoa Idosa, com direitos, dicas e informações sobre o tema. De acordo com esse material, a violência física ou maus-tratos é caracterizada por ferimentos, provocação de dor e pelo uso da força física na intenção de fazer com que o idoso faça o que não deseja. Por outro lado, a violência psicológica consiste em agressões verbais com o objetivo de aterrorizar, humilhar ou restringir a liberdade para convívio social de pessoas idosas.

Já a negligência diz respeito à rejeição ou omissão, por parte de responsáveis legais, de cuidados necessários às pessoas idosas. A cartilha ainda salienta que o abuso financeiro e econômico consiste na “exploração imprópria ou ilegal de pessoas idosas, ou ao uso não consentido por elas de seus recursos financeiros ou patrimoniais”

Piauí sofreu aumento da violência contra o idoso de 219% para 355%

O Centro de Convivência Cajueiro realiza nesta terça-feira (15) visitas domiciliares com a mascote da ação, aos idosos assistidos. Nessa segunda-feira (14) as visitas domiciliares foram promovidas pelo Centro de Convivência Marly Sarney.

De acordo com Socorro Bento, coordenadora do SCFV da Semcaspi, as ações têm como foco o trabalho de prevenção de violências e de qualquer tipo de violação de direitos sociais.

“Em alusão ao dia 15 de junho estamos fazendo ações para lembrar aos idosos e as pessoas em geral que nós devemos protegê-los. Trata-se de um serviço organizado por meio de grupos para ampliar a convivência e prevenir as violações dos direitos sociais. O nosso trabalho é empoderar estes idosos para prevenir vários tipos de violação destes direitos e apresentar também os nossos dispositivos de proteção”, ressaltou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas