Geral

SEDUC anuncia retomada obrigatória das aulas presenciais no Piauí

O retorno é previsto para o dia 18 de outubro. Até então, a presença dos alunos era opcional às famílias.

14 de outubro de 2021 às 12:02
3 min de leitura

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou para o dia 18 de outubro a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais para todas as modalidades e etapas de ensino, iniciando com a 3ª série do Ensino Médio. Até então, a presença dos alunos era opcional às famílias.

O retorno está previsto para o dia 18 de outubro. SEDUC

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o retorno presencial vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano, respeitando os protocolos de segurança e em diálogo constantes com as famílias, as escolas e os profissionais de educação.

''Para tomar essa decisão, avaliamos os índices da doença, como a redução de casos e ocupação dos leitos hospitalares; e também levamos em conta o avanço da vacinação da população, em especial os profissionais da educação e adolescentes. Aqui no Piauí, temos professores e outros trabalhadores da educação com as duas doses da vacina e mais 130 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes.'' Destaca o secretário.

A frequência presencial obrigatória será exigida segundo cronograma:

  • 18 de outubro 2021 - a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;
  • 25 de outubro de 2021 - o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • 1ª de novembro de 2021 - 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir do dia 1º de novembro de 2021.

Com a nova medida, as unidades de ensino da rede estadual deverão organizar suas atividades pedagógicas com cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro (04) dias de aulas presenciais e um (01) com abordagem remota.

Para garantir a segurança e a ampliação do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, higienização frequente das mãos e outras medidas exigidas pelos protocolos emitidos pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) serão mantidos.

A volta presencial às aulas só não será obrigatória aos estudantes que apresentarem um pedido formal que, após análise das escolas, tenha autorização para continuar em atividade remota.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas