Secretária das Mulheres lança campanha contra assédio sexual na sexta
Evento acontecerá na Av. Petrônio Portella, nº 1900 – Aeroporto, em Teresina.
A Secretaria das Mulheres (Sempi), em parceria com a Ouvidoria Geral e as Secretarias de Administração e Educação, realizará nesta sexta-feira (7), a solenidade de lançamento daCampanha Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual. O evento acontecerá a partir das 8h, no auditório Esperança Garcia, localizado na sede da Sempi, na Av. Petrônio Portella, nº 1900 – Aeroporto, em Teresina.
Durante a solenidade, serão apresentadas as diversas ações programadas para o mês de março, tanto na capital quanto nos organismos de políticas para as mulheres. As atividades incluirão palestras, capacitação, a Feira Empreendedora, a rota do Ônibus Lilás, Blitz Educativa, além de ações com o Banco Vermelho em Teresina. Essas ações têm como objetivo sensibilizar e engajar a sociedade no combate ao assédio moral e sexual, tanto em ambientes públicos quanto privados.
A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância de se reconhecer e denunciar o assédio dentro das instituições. “No dia 7, lançaremos a Campanha Março Mulher, que abordará o assédio nas organizações. Depois da campanha CarnaVou Piauí, de enfrentamento à importunação sexual, iniciamos uma nova ação de combate ao assédio. É fundamental termos um olhar plural para enfrentar os diversos tipos de violência doméstica”, afirmou a gestora.
Ao longo de todo o mês de março, a campanha promoverá reflexões e ações voltadas à saúde da mulher, enfrentamento à violência doméstica e ao assédio, especialmente no ambiente de trabalho. Além disso, o lançamento marcará o início das ações de 2025 do programaVamos às Escolase a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para uma campanha permanente de combate ao assédio, que visa desenvolver estratégias conjuntas entre as organizações para erradicar o assédio moral e sexual.
Essa iniciativa está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) da Agenda 2030 da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, através do fim de todas as formas de discriminação.