Geral

SDU Norte intensifica fiscalização contra caminhões sem lona e promete multas

Multa para quem descumprir a norma pode ultrapassar os R$ 890,09.

26 de fevereiro de 2025 às 14:07
2 min de leitura

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Zona Norte (SDU Norte) tem reforçado a fiscalização sobre caminhoneiros que circulam sem a devida cobertura de suas cargas, prática que descumpre o Código de Postura do Município e representa riscos para outros condutores.

SDU Norte intensifica fiscalização contra caminhões sem lona e promete multas

Durante uma operação, agentes flagraram diversas irregularidades e emitiram orientações aos motoristas. No entanto, segundo o superintendente Alan Brandão, a fase educativa será seguida por autuações mais rígidas.

“A proteção é muito importante para o veículo que vem atrás, porque a qualquer momento essa carga pode escapar, causando acidentes ou danos aos veículos”, explicou Brandão.

A falta de lonas ou telas já se tornou um problema recorrente, praticado tanto por motoristas quanto por empresas do setor de transporte. No entanto, a SDU Norte acredita que, com fiscalização intensificada e aplicação de multas, esse comportamento pode ser revertido.

O coordenador de fiscalização da SDU Norte, Paulo Lemos, destacou que a multa para quem descumprir a norma pode ultrapassar os R$ 890,09. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 230, prevê que conduzir um veículo sem o equipamento obrigatório é uma infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo para regularização.

A presença de caminhões transportando areia, massará e outros materiais sem a devida proteção também tem causado transtornos nas vias públicas, sujando as ruas e prejudicando o trânsito.

“A SDU Norte está atenta a isso, especialmente na nossa região, que tem muitas dragas e jazidas de extração de areia e massará para a construção civil”, reforçou Lemos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas