Geral

Rafael Fonteles visita Fetag e recebe carta-proposta para fortalecimento da agricultura familiar

Na ocasião, recebeu uma carta-proposta da instituição e discutiu sobre a importância de investimentos na agricultura familiar.

26 de abril de 2022 às 11:49
3 min de leitura

O pré-candidato a governador, Rafael Fonteles, visitou a sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag) nesta terça-feira (26). A carta-proposta entregue tem como finalidade contribuir para o plano de governo no quesito desenvolvimento rural, sustentável e solidário.

“São propostas concretas para o fortalecimento da agricultura familiar no nosso estado. O Piauí tem quase um terço da sua população que vive da agricultura familiar, tem vocação para isso e certamente será uma prioridade dentro da geração de empego e renda, que é o carro chefe do nosso programa de governo. Queremos o apoio à comercialização, assistência técnica, novas tecnologias e à regularização fundiária, para gerar cada vez mais renda e qualidade de vida para o homem e mulher do campo”, afirmou Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles visita Fetag
Divulgação

Segundo o presidente da Fetag, Antônio José, os principais pontos da carta são a implementação da lei agrícola estadual e o fortalecimento do projeto de desenvolvimento sustentável do estado.

“A lei precisa valer em todos os municípios do estado para que haja o fortalecimento do projeto, que vai da produção até a comercialização. Apresentamos as propostas para que possam ser incluídas no plano de governo, queremos participar ativamente e contribuir para a construção de um plano viável e que gere resultados a curto, médio e longo prazo”, disse o gestor.

Rafael Fonteles visita Fetag
Divulgação

De acordo com Elisângela Moura, secretária de Finanças da Fetag, todas as sugestões tem como foco o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Sabemos que o Piauí tem um grande potencial, mas precisamos de mais incentivo, assistência técnica e regularização fundiária. Nosso ex-governador Wellington Dias deu a sua contribuição e acreditamos que o projeto precisa ter continuidade, mas sempre com mais investimentos e mais ações para que consigamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, pontuou.

Outras propostas

  • Estruturação física dos órgãos ligados à agricultura familiar;
  • criação de um programa de assistência técnica e extensão rural na perspectiva agroecológica e da economia solidária;
  • aumento do volume de recursos para os programas de aquisição de alimentos e produtos da agricultura familiar;
  • implementação da lei agrícola estadual e da economia solidária;
  • dar celeridade aos processo de regularização fundiária no controle a grilagem;
  • criação da Política Estadual de Convivência com o Semiárido para garantir acesso à agua para o consumo humano e produção de alimentos;
  • garantir o acesso aos agricultores familiares às tecnologias renováveis.
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas