Professor da UFPI que morreu em Teresina era filho do ex-prefeito Joel Ribeiro
Ricardo Alaggio era natural do Rio Grande do Sul e atuava como docente no Departamento de Economia da UFPI.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou, nesta segunda-feira (21), uma nota de pesar pelo falecimento do professor Ricardo Alaggio Ribeiro, de 68 anos, que estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina, lutando contra o câncer. Ele era filho do ex-prefeito de Teresina Joel Ribeiro e da ex-primeira dama Ilna Ribeiro.
Ricardo Alaggio era natural do Rio Grande do Sul e atuava como docente no Departamento de Economia da UFPI. Ao longo de sua trajetória na instituição, desempenhou também funções como Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI) e Diretor de Gestão na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN).
Com graduação em Engenharia Civil e Ciências Econômicas pela própria UFPI, Ricardo Alaggio tinha mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele foi premiado com o "Franklin Delano Roosevelt" pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos por sua tese de doutorado intitulada "Kennedy e o Brasil: Os primeiros anos da Aliança para o Progresso".
A UFPI expressou suas condolências aos familiares, amigos e colegas do professor, destacando o profundo pesar por sua partida. O velório será realizado no cemitério Jardim da Ressurreição, com sepultamento previsto para a manhã de terça-feira (22).