Geral

Prefeitura de Teresina discute ações para acelerar a vacinação contra a febre aftosa

A cobertura vacinal no Estado ainda não chegou aos 40% de toda a criação bovina

24 de junho de 2021 às 13:39
3 min de leitura

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu em seu gabinete no Palácio da Cidade na manhã desta quinta-feira (24), o deputado estadual João Madison, para discutir ações de combate à febre aftosa e incentivo aos criadores de gado da capital a realizarem a vacinação dos seus rebanhos no prazo determinado pelas autoridades sanitárias.

Representante da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ) lembra que a imunização dos rebanhos é fundamental para que o Piauí consiga sua certificação e autorização para negociações comerciais dos animais e realização das importantes feiras agropecuárias.

Foto: Rômulo Piauilino/ Semcom

“O prefeito se comprometeu a nos ajudar, desenvolvendo ações de divulgação da campanha de vacinação. Teresina tem hoje cerca de 20 mil cabeças de gado, então isso é muito importante para fazermos nossas exposições. Precisamos incentivar e conscientizar os criadores para a imunização dos seus rebanhos”, disse o parlamentar e criador.

Segundo o deputado, a cobertura vacinal contra a febre aftosa no Estado ainda não chegou aos 40% de toda a criação bovina. Para acelerar esse índice, o secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira, afirmou que as mídias institucionais irão intensificar as campanhas educacionais e de conscientização sobre a importância da imunização.

No Maranhão, a campanha de vacinação contra febre aftosa está em sua reta final. Diante do cenário de pandemia, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) recomenda aos produtores que obedeçam aos protocolos sanitários (como uso de máscara, higienização das mãos) emitidos pelas autoridades de saúde no combate ao coronavírus e alerta aos criadores para que não deixem para vacinar e comprovar na última hora.

A vacinação de todos os bovinos e bubalinos deverá ser realizada de 1º de maio até o dia 30 de junho, e a certificação da vacina será de 1º de maio até 15 de julho, com a dose da vacina a ser aplicada sendo de 2ml. A primeira etapa 2021 da vacinação será realizada nos meses de maio e de junho, com certificação até o dia 15 de julho. Para a certificação, os criadores(as) devem levar e apresentar seus documentos pessoais e ainda o CAR - Cadastro Ambiental Rural.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas