Geral

Prazo da suspensão do corte de energia elétrica em famílias de baixa renda é prorrogado

A decisão foi feita pela Aneel devido a pandemia

16 de junho de 2021 às 15:49
1 min de leitura

Nesta terça-feira (15), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou a decisão de suspender o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda por falta de pagamento.

Conforme a agência, a medida foi adotada em razão da crise provocada pela pandemia da Covid-19, e valia até 30 de junho, agora seguirá até 30 de setembro. A proibição do corte passa a valer para cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica.

No início de 2020, a Aneel adotou uma medida semelhante, mas a proibição do corte por falta de pagamento englobava todos os consumidores residenciais e serviços essenciais. Já em julho, a medida foi prorrogada até o final do ano, mas apenas para consumidores de baixa renda.

Assim que a medida foi anunciada, a agência destacou que para cobrir a perda de receita que as distribuidoras poderiam ter com a decisão, permitiu que elas deixem de pagar uma compensação devida a consumidores que sofrem com quedas no fornecimento de energia superiores ao limite permitido pela agência.

Tarifas cobradas pela Equatorial em residenciais de baixa renda:

Fonte: Equatorial

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas