Geral

Populares denunciam lixão a céu aberto no bairro Ilhotas em Teresina

À TV Lupa1, moradores relatam o risco de transmissão de doenças.

01 de agosto de 2024 às 10:05
2 min de leitura

Populares do bairro Ilhotas, Centro Sul de Teresina, entraram em contato com aTV Lupa1 nesta quinta-feira (1) para denunciar um lixão a céu aberto nas proximidades do Conselho Regional de Medicina. A área é de responsabilidade da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (SAAD Centro).

Segundo os moradores, o lixão contribuiu para a proliferação de baratas e ratos que começaram a invadir as residências. Em razão disso, eles temem a transmissão de doenças por parte desses vetores, seja de forma direta através de secreções como sangue, fezes ou saliva, ou pelo contato físico, com arranhões ou mordeduras.

Em razão do acúmulo de lixo, a área tornou-se um criadouro da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. A presença de garrafas plásticas, sacos de lixos abertos, tampinhas de refrigerante e garrafas, entre outros objetos, criaram focos de dengue que favorecem a proliferação da larva por meio da água acumulada.

Casos de dengue no Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já confirmou 21 mortes por dengue no Piauí nesse ano de 2024. O 21° paciente foi um homem, de 30 anos, natural de São João do Piauí. Ele faleceu em Teresina, no dia 16 de junho.

SAAD Centro se posiciona

Em nota enviada à TV Lupa1, a Superitendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informou que uma equipe de limpeza foi acionada para fazer a remoção do lixo acumulado na área. Além disso, solicita a colaboração da população para garantir um "ambiente mais saudável".

Confira Nota

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro tomou conhecimento sobre o acúmulo excessivo de lixo no bairro ilhotas, próximo ao conselho regional de medicina. Já foi acionada a equipe de limpeza para fazer a remoção do material.

A SAAD Centro tem trabalhado incansavelmente na limpeza e manutenção da nossa área de atuação, buscando minimizar os impactos do descarte irregular de lixo.

Pedimos também a colaboração da população nessa missão, a fim de criar um ambiente mais saudável e agradável para todos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas