Geral

Piauí recebe lotes da vacina Janssen e CoronaVac nesta quinta-feira (24)

Todos os municípios do Piauí vão receber doses da Janssen, que serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite.

24 de junho de 2021 às 09:26
2 min de leitura

O estado do Piauí recebe, na tarde desta quinta-feira (24), o primeiro lote da vacina Janssen, chegarão 21.250 doses do imunizante. Também estará nesta remessa 44.800 doses da vacina CoronaVac.

De acordo com a Sesapi, Todos os municípios do Piauí vão receber doses da Janssen."Mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem, estas doses, apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas" ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Florentino Neto Sesapi

Além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson, traz uma vantagem importante: ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

"Isso amplia o número de pessoas que podem ser protegidas e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outra vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema" lembra o gestor.

As vacinas da Janssen e da CoronaVac wSendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

O Piauí também vai receber, na sexta-feira (25), doses da Pfizer, serão 31.590. A previsão é que o avião com as doses aterrisse no aeroporto Petrônio Portela às 15h30, mesmo horário previsto para as vacinas que chegarão nesta quinta-feira.

Por conta das vacinas chegarem em dias diferentes, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a entrega dos imunizantes, às regionais de saúde, no sábado (26), para que os municípios possam fazer a retirada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas