Geral

Pesquisa: efetividade da coronaVac varia de 61,8% a 28% em idosos a partir dos 70 anos

O trabalho avaliou o desempenho da vacina em pessoas de 70 anos ou mais vacinadas no Estado de São Paulo.

23 de maio de 2021 às 07:09
2 min de leitura

De acordo com pesquisa preliminar divulgada nesta sexta-feira, 21, a efetividade da vacina CoronaVac cai conforme aumenta a idade e varia de 61,8% a 28% a partir dos 70 anos. O estudo ainda afirma que o imunizante não confere proteção com apenas uma dose.

O trabalho avaliou o desempenho da vacina em pessoas de 70 anos ou mais vacinadas no Estado de São Paulo, entre janeiro e o fim de abril. Nessa época, a variante P.1 já era predominante. Dados de 15.900 pessoas com suspeita de covid foram analisados para calcular a taxa de proteção. O artigo mostra que existe uma redução da efetividade conforme aumenta a idade, o que, segundo os pesquisadores, ocorre com o imunizante contra a gripe “e é esperado que ocorra em outras vacinas”.

A efetividade encontrada foi de 61,8% na faixa etária dos 70 aos 74 anos; de 48,9% nas pessoas de 75 a 79 anos; e de 28% nos idosos acima dos 80 anos. A média de efetividade foi de 42%, na totalidade do grupo. Um estudo do tipo, realizado no Chile e divulgado no mês passado, e que indicou 80% de proteção contra mortes e 85% contra hospitalizações, não trazia informações detalhadas por faixa etária.

O estudo sobre o Brasil ainda traz o dado de que a CoronaVac não conferiu nenhuma proteção com apenas uma dose, informação especialmente preocupante, em face do alto número de brasileiros que ainda não completaram o esquema vacinal, conforme reportou o jornal O Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira, 21.

O trabalho, realizado pelo Vebra Covid-19, grupo que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros de instituições como Fiocruz e Instituto Global de Saúde de Barcelona para avaliar a efetividade das vacinas em uso no Brasil, foi publicado na plataforma MedRxiv e ainda não passou pela revisão de outros cientistas. Em comunicado à imprensa, o grupo informou que os dados de efetividade da CoronaVac contra casos graves e mortes em idosos a partir de 70 anos ainda estão em análise.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas