Geral

Ministério da Saúde confirma 52 casos de covid-19 relacionados à Copa América

O protocolo de segurança para a seleção prevê regras para cada momento da permanência das equipes

15 de junho de 2021 às 16:00
3 min de leitura

Subiu para 52 os casos de infecção por covid-19 entre jogadores, integrantes das delegações e prestadores de serviço envolvidos na Copa América. O Ministério da Saúde atualizou o número nesta terça-feira. Até a noite de segunda-feira, eram 41 casos relacionados à competição disputada no Brasil. Houve, portanto, um aumento de 26% de casos em menos de 24 horas.

Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que, dos 52 casos confirmados, 33 estão relacionados a jogadores e membros de delegações e 19 foram detectados em prestadores de serviços contratados pela Conmebol para o evento. As funções dos colaboradores e a identidade dos infectados não foram reveladas.

Segundo a pasta, foram realizados 3.045 testes de RT-PCR entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços. O ministério também afirmou que a "positividade de casos por covid-19 foi de 1,7%". Anteriormente, era de 1,4%.

Ainda de acordo com a pasta, estão sendo realizados testes de sequenciamento genético para análise de possíveis variantes. Os resultados devem ser divulgados em até duas semanas. O Ministério da Saúde está atualmente no monitoramento dos funcionários de hotéis que mantêm contato com delegações estrangeiras.

No Brasil desde a última quinta-feira, a seleção venezuelana foi a primeira a sofrer um surto da doença. Adversário da seleção brasileira na abertura do torneio, a Venezuela registrou 13 casos de coronavírus nos primeiros testes realizados na delegação.

Todos os contaminados foram afastados e cumprem quarentena nos hotéis em que estão hospedados. Por causa do surto na seleção venezuelana, a Conmebol mudou o regulamento da Copa América às pressas e derrubou o limite de substituições na lista de convocados para a competição. Inicialmente, cada seleção só poderia substituir cinco atletas em razão de infecção por covid-19. A modificação permitiu que a Venezuela convocasse 15 novos jogadores.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, minimizou a ocorrência de casos positivos da doença entre membros das delegações estrangeiras. "Faz parte. Se não tivermos possibilidade de casos positivos, não teríamos protocolos rigorosos. Devem vir outros atletas e acontecerá a partida normalmente", disse.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas