Geral

Localização de “Tira-entulhos” causa acidentes em Teresina

Colisão contra uma das caçambas estacionárias na capital fez uma vítima fatal no início desse ano.

20 de janeiro de 2022 às 10:24
2 min de leitura

Uma mulher transportava seus dois filhos de 7 e 13 anos em uma motocicleta quando colidiu contra uma caçamba estacionária localizada no meio fio da Avenida Aviador Rossini, no bairro Morros, zona leste de Teresina. Segundo a Polícia Militar, a mulher, identificada como Maria da Silva Conceição, morreu no instante da colisão, que foi capturada por imagens de segurança, e as duas crianças que estavam sendo transportadas no veículo ficaram feridas na madrugada de um domingo (9).

Caçamba estacionária de rede privada
Junior Santos/Lupa1

O coordenador do programa lixo zero, Juliano Pacheco, que junto com a SEMDUH monitora e verifica as localizações e condições das caçambas estacionárias em Teresina declarou que o código de postura do município estabelece as orientações estruturais das caçambas estacionárias, conhecidas popularmente como ”Tira-entulhos” e orienta que as caçambas devem possuir cores chamativas e marcações reflexivas que interajam com os faróis dos veículos.

Juliano ainda disse que, nas vias públicas, qualquer situação irregular das caçambas poderá ser fiscalizada pelas SAAD e até mesmo pela STRANS e que a população também pode entrar em contato com esses órgãos para denunciar a localização ou manutenção incorreta das caçambas.

Sobre a colisão com a caçamba que causou a morte de Maria da Silva, o coordenador declara:

“A gente não pode mensurar apenas com um dado que seria só o vídeo, seria necessário ir até o local, fazer as verificações, medir o espaço, ver a posição que estava para ter toda a observação. Por exemplo, o código de postura estabelece o critério quando a via tem sentido único ou sentido duplo, então teria que se verificar a medição exata da rua para ver se havia alguma irregularidade da caçamba nesse local”, afirmou Juliano.

Juliano Pacheco, coordenador do lixo zero
Junior Santos/Lupa1

O coordenador afirmou que o acidente que resultou no falecimento da condutora ainda está sendo apurado pela prefeitura que, segundo ele, é a esfera competente para investigar o caso.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas