Geral

Justiça solta advogado flagrado com quase 90kg de maconha em Teresina

Magistrado ressalta que o descumprimento de qualquer uma das medidas impostas resultará na revogação da decisão.

02 de dezembro de 2024 às 14:43
4 min de leitura

A Justiça soltou o advogadoMichel Alef Amorim, preso no dia 22 de novembro após ser flagrado com quase 90kg de maconha dentro de veículo no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina. A decisão é do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Advogado Michel Alef Carvalho - Foto: Reprodução

No documento, o desembargador afirma que o decreto que fundamenta a prisão preventiva não indicou, concretamente, de que forma a liberdade do advogado colocaria em risco a ordem pública. Além disso, a decisão pontua que opreso é primário, possui residência fixa em Teresina e exerce profissão de advogado, demonstrando que medidas cautelares são suficientes para atender às finalidades do processo.

“Compulsando os autos, constata-se que o decreto que fundamenta a prisão preventiva não indicou, concretamente, de que forma a liberdade do paciente colocaria em risco a ordem pública ou a ordem econômica, a conveniência da instrução criminal ou a aplicação da lei penal, tendo o magistrado singular alicerçado a medida constritiva em fundamento que valeria para qualquer indiciado que tivesse supostamente praticado qualquer outro crime, qual seja, a tentativa de fuga no momento da prisão pelos policiais”, diz trecho da decisão.

O magistrado ressalta ainda que o descumprimento de qualquer uma das medidas impostas resultará na revogação da decisão, podendo a prisão anteriormente decretada contra o advogado ser restabelecida. Michel Alef Carvalho Amorim será libertado, devendo cumprir as condições estabelecidas pela justiça.

Entre as medidas estão

1. Comparecimento periódico em juízo: o acusado deverá informar e justificar suas atividades nas condições e prazos fixados pelo magistrado responsável.
2. Proibição de frequentar bares, casas noturnas e shows.
3. Proibição de ausentar-se da comarca: o réu deverá permanecer no endereço registrado nos autos.
4. Recolhimento domiciliar no período noturno, a partir das 20h.
5. Monitoramento eletrônico.

“Advogado estava a serviço das facções”, diz delegado

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) contou os detalhes da operação que prendeu, nesta sexta-feira (22), o advogado Michel Alef Carvalho.

Segundo o delegado, Michel estava a serviço de facções criminosas e já vinha sendo monitorado com frequência. As drogas encontradas com ele seriam distribuídas na capital pela facção.

"Em razão dessa aproximação com o crime organizado ele passou a ser alvo de monitoramento frequente pelo Draco, inclusive hoje ele passou o dia sendo monitorado. E no contexto de uma abordagem, nós identificamos que ele estava transportando aproximadamente 100 kg de entorpecentes. Entorpecentes estes que pertencem às facções criminosas, que iriam ser distribuídos aqui em Teresina, principalmente para essa juventude", disse.

Confira o ducumento

0766886-25.2024.8.18.0000_21687985.pdf

Entenda

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu um advogado, identificado como Michel Alef Carvalho, com quase 90kg de maconha no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina. A ação aconteceu na tarde do dia 22 de novembro.

De acordo com informações obtidas com exclusividade pelaTV Lupa1, o advogado estaria transportando a grande quantidade de droga em um veículo, modelo Renault Logan, quando foi abordado pelos policiais.

  • Matérias relacionadas

Draco prende advogado com 100kg de maconha em Teresina

Saiba quem é o advogado preso com 100kg de maconha em Teresina

Advogado preso pelo Draco estava a serviço das facções criminosas, diz delegado

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas