Geral

Jovens heterossexuais são os que mais contraem HIV no Piauí

As informações são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

01 de dezembro de 2021 às 10:12
2 min de leitura

Nesta quarta-feira (01) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos últimos cinco anos, o Piauí notificou quase quatro mil pessoas com o vírus da Aids.

Os casos de HIV no Estado variam muito, por ano de diagnóstico: em 2017, foram notificados 801 casos; em 2018, 865 casos; em 2019, foram notificados 923 casos; em 2020, 713 casos e, em 2021, até o momento, 596 casos notificados, totalizando 3.898 pessoas nos últimos cinco anos.

Reprodução / PMT

A faixa etária de 20 a 34 anos é a que tem o maior crescimento na contração do vírus, seguido pela faixa dos 35 a 49 anos. Na frequência por categoria de exposição, o público heterossexual teve um maior número de contaminação em relação ao público homossexual e bissexual.

As cidades do Piauí com maior número da população com Aids, nos últimos cinco anos são:

  • Teresina com 2.384 casos;
  • Floriano, 162 casos;
  • Picos, 103 casos;
  • Piripiri com 89 casos;
  • Campo Maior, 69 casos;
  • Altos, 62 casos;
  • Demerval Lobão com 57 casos.

Conforme a coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado, Karina Amorim, a Sesapi cumpre o seu papel e estimula todos os municípios do Piauí a intensificarem a campanha do diagnóstico precoce na população.

“Estamos sempre buscando orientar os representantes das secretarias municipais de Saúde do Piauí que elaborem estratégias, no sentido de realizar ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), desde desburocratizar a disponibilização dos insumos de prevenção (preservativos), até a realização de informes virtuais sobre as IST, ampliando meios os de divulgação (nas mídias digitais e tradicionais)”, relata Karina Amorim.

Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado. Reprodução / Sesapi

O dia 1º de dezembro foi definido em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma deconscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, tratamento e cuidados com os indivíduos que convivem com o vírus HIV.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas