Geral

Hemopi sofre queda em níveis de estoque de sangue

Segundo o Centro, a demanda voltou a se igualar a de 2019, pois os procedimentos voltaram a ser realizados em todos os centros atendidos pelo Hemopi.

13 de maio de 2022 às 15:43
3 min de leitura

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) teve uma queda e se encontra com nível abaixo do ideal.

Para suprir a necessidade o centro pede que a população faça doações. A equipe doLupa1 entrou em contato com a assessoria do Hemopi e de acordo com eles, a baixa nos níveis de doações atingiu todos os hemocentros do país há algumas semanas, e no caso do Piauí, a redução aconteceu desde a quinta-feira (5).

Segundo o Centro, a demanda voltou a se igualar a de 2019, pois os procedimentos voltaram a ser realizados em todos os centros atendidos pelo Hemopi.

“Na pandemia ficaram funcionando apenas em serviços de urgência e emergência, e agora não, todas as unidades hospitalares estão com os procedimentos todos sendo feitos. Inclusive as cirurgias eletivas e os atendimentos urgência e emergência. O que acaba também aumentando essa demanda por sangue.”, afirma a assessoria do Hemopi.

O centro precisa coletar 4 mil bolsas de sangue por mês, o que é uma média de 150 doações por dia. Para suprir essa necessidade, o hemocentro realizou uma mobilização por meio das redes sociais, melhorando o fluxo de doadores, mas voltam a reforçar para que a população se dirigir ao hemocentro e fazer sua doação.


“E só se encaminhar ao serviço, qualquer uma das quatro unidades do Hemopi, temos centos em Teresina, em Picos, Parnaíba e Floriano. Todo procedimento é feito dentro do Hemopi mesmo, é um procedimento seguro, feito todo sem material descartável e não tem risco para o doador. No máximo são coletados quatrocentos e cinquenta ML de sangue, que é um volume que não interfere na saúde do doador, em cerca de 24 horas o corpo já repõe esse volume que é doado.”, pontua o centro.

Para saber se você pode ser um doador, acesse o site do Hemopi clicando aqui.

Vacinas

Em relação as vacinas, o Hemopi está com três campanhas vigentes, a da Covid-19, da gripe e do Sarampo.

Para quem tomou a vacina do Sarampo, fica inapto para doação durante 30 dias. No caso da influenza e da gripe, ficam inaptas por 48 horas, e no caso de quem tomou a vacina da Covid-19, se você tomou a Coronavac fica inapto por 48 horas, para as vacinas das demais fabricantes, a inaptidão é por 7 dias.

Hemopi Governo do PI
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas