Geral

Governadores iniciam diálogo com russos para a importação da Sputinik V

Wellington Dias, e o governador do Maranhão, Flávio Dino, divulgaram uma nota comemorando a decisão da Anvisa de aprovar a importação.

06 de junho de 2021 às 12:00
3 min de leitura

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e o governador do Maranhão e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Flávio Dino, divulgaram neste sábado (05), uma nota comemorando a decisão da Anvisa de aprovar a importação excepcional de doses da vacina Sputinik V. Na nota, eles afirmam que iniciaram um diálogo com os fornecedores russos para a importação da vacina.

Apesar da autorização ocorrer de modo excepcional e temporário, com uso do imunizante inicialmente restrito, os governadores apontam que já iniciaram o processo de análise, junto aos fornecedores russos, sobre os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa. O objetivo é promover os ajustes contratuais necessários à execução da importação, nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Com a decisão da Anvisa, que foi tomada na sexta-feira (04), fica autorizada a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em junho, o Piauí receberá 66 mil doses.

“Ontem tivemos um dia de vitória, pois tudo o que o Brasil mais precisa é de mais vacinas. Trabalhamos para essas condições, fomos atrás da Pfizer, da Janssen, da Sputinik. Compramos 37 milhões de doses da Sputnik e agora temos a aprovação, ainda que com restrições, mas é um grande passo. Nós, governadores do Nordeste, estamos marcando uma agenda com a Anvisa para trabalhar sobre o cumprimento do regramento que foi estabelecido, mas comemoramos a decisão, que possibilita a ampliação da vacinação para a população em geral”, disse Wellington Dias.

Confira a nota:

Os governadores dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal, reunidos neste sábado (5), comemoraram a decisão da Anvisa em liberar a importação da vacina Sputnik.

Estamos analisando, juntamente com os fornecedores russos, os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa, visando a ajustes contratuais e à execução nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.

Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome de nossas causas principais: Vida e Saúde.

Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, cries econômica e desemprego.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas