Festejo de José de Freitas é declarado patrimônio cultural imaterial
Com a nova lei, a festividade também passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado.
O governador Rafael Fonteles sancionou nesta terça-feira (5) a lei nº 8.542, que reconhece o Festejo de Nossa Senhora do Livramento, tradicional celebração religiosa da cidade de José de Freitas, como patrimônio cultural de natureza imaterial do Piauí. Com a nova lei, a festividade também passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado.
Realizado anualmente entre os dias 5 e 15 de agosto, o festejo atrai moradores e turistas para um período de intensa devoção e celebração. Durante os 10 dias de evento, os participantes acompanham missas, quermesses, leilões e a tradicional procissão, que reúne mais de 10 mil pessoas pelas ruas da cidade, localizada a 53 km de Teresina.
A paróquia de Nossa Senhora do Livramento celebrou 150 anos em 2024, marco que reforça a fé da comunidade e a relevância cultural do evento para José de Freitas. O reconhecimento como patrimônio cultural imaterial simboliza o valor dessa manifestação religiosa não apenas para a cidade, mas para todo o estado do Piauí.