Geral

Estudo divulgado pela FMS aponta percentual maior de tentativas de suicídio entre mulheres

​​O estudo revelou ainda que, 70% e 71% dos casos de violência entre pessoas foram praticadas contra as mulheres, respectivamente.

21 de setembro de 2021 às 14:04
2 min de leitura

Dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta terça-feira (21) apontou que nos anos de 2019 e 2020, os registros de violência entre pessoas e tentativas de suicídios são expressivamente maiores entre as mulheres de Teresina.

A técnica do observatório, Suzianne Santos, afirmou que “O contexto de isolamento social, com a intensificação da convivência familiar no ambiente doméstico no período de pandemia aumentou o risco para a vida de mulheres”.

O estudo revelou ainda que, no período analisado, 70% e 71% dos casos de violência entre pessoas foram praticadas contra as mulheres, respectivamente. Nas tentativas de suicídio, as mulheres apresentam os maiores percentuais nos dois anos, ocorrendo também um pequeno aumento em 2020. Enquanto nas tentativas de 2019, elas representavam 69%, o percentual foi de 70% em 2020.

Distribuição percentual da violência interpessoal e tentativa de suicídio , segundo sexo, Teresina 2019 a 2020.

“Os dados analisados pelo Observatório Mulher Teresina, estima-se que entre 2019 e 2020, mulheres teresinenses tentaram suicídio 1 a 2 vezes mais que homens. A jornada ampliada de trabalho – remunerado e não remunerado – e a centralidade da mulher no cuidado com os outros representam uma maior sobrecarrega física e emocional”, destacou.

Uma preocupação levantada pelo estudo é a relação entre a vivência em violência e o sofrimento, que pode levar a episódios de depressão, ansiedade e tentativa de suicídio. A coordenadora Suzianne Santos destaca que alguns estudos relacionam o maior sofrimento psíquico e possibilidade de tentativa de suicídio em mulheres que sofrem violência doméstica e/ou familiar.

Distribuição percentual de violência autoprovocada, segundo raça/etnia, sexo feminino, Teresina, 2019 a 2020

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas