Geral

Equatorial alerta para perigo de enfeites juninos próximos da rede elétrica

Além dos enfeites, atividades típicas como soltar fogos de artifício e acender fogueiras não podem ser feitas próximo à rede elétrica.

25 de junho de 2021 às 11:48
2 min de leitura

O mês de junho é marcado por festas juninas, com muita alegria e animação,e por isso,os cuidados com a rede elétrica devem ser redobrados. Em especial para aqueles que vão celebrar as festas juninasem casanesse período de pandemia,éimportante manter o cuidado com a energia elétrica,principalmente como uso das ornamentações, adereços, bandeiras.

Foto: Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí alerta para os riscos envolvendo energia elétrica desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas até a realização de comemorações no período do São João.

"Nunca utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede. Lembrando que somente os profissionais da distribuidora estão capacitados para qualquer tipo de intervenção na rede", afirma o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

Além dos adereços, outras atividades típicas do períodonão devem serfeitasnasproximidadesdarede elétrica, comosoltar fogos de artifício e acender fogueiras. "Os fogos de artifício não devem ser soltos na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento, bem como acidentes, inclusive fatais", ressalta o Executivo de Segurança.

É necessário, ainda, tomar cuidado com as instalações elétricas, rejeitando, sobretudo, as ligações clandestinas. Além de ser crime, fazer ligação direta na rede da distribuidora prejudica a qualidade do fornecimento, facilita as quedas de energia e expõe todos ao risco de choques elétricos e incêndios.

Em caso de acidentes, o ideal é isolar o local para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Equatorial, por meio da Central 0800 086 0800.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas