Geral

Entenda o que é e como funciona a previdência privada

A previdência privada é uma alternativa para quem deseja ter uma renda extra na aposentadoria.

03 de julho de 2022 às 18:02
3 min de leitura

Para quem deseja uma aposentadoria confortável, a previdência privada é uma excelente opção. Esse método se trata de um processo de formação de poupança, no qual o investidor contribui mensalmente com o objetivo de formar uma reserva que possa ser resgatada posteriormente.

Atrelada ao INSS, a previdência privada complementa a aposentadoria pública, podendo aumentar ou manter a qualidade de vida do aposentado.

Segundo João Victor Souza, professor de economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) existe um teto do INSS referente a aposentadorias públicas, em outras palavras, as pessoas passam a contribuir a previdência privada para que a mesma seja somada a sua aposentadoria pública para que não haja uma perda tão significativa do nível de renda no período de aposentadoria.

Tipos de previdência privada

Existem duas modalidades de previdências complementares. A previdência privada fechada é aquela realizada quando o contribuinte está inserido em um grupo ou instituição que negocia coletivamente um plano de fundo de pensão como um benefício da empresa oferecido a seus contratados.

Já a previdência privada aberta é atribuída quando as negociações de planos são feitas individualmente por meio de corretoras ou bancos, neste caso, os benefícios são similares, entretanto, o retorno de acúmulo de capital pode acabar sendo mais lento.

“Nos dias de hoje, a previdência é um processo que representa uma situação da desigualdade social a longo prazo no Brasil. A tendência é que as pessoas com menor poder aquisitivo passem a sobreviver apenas com o recurso do INSS, e o nível de contribuição da previdência pública passe a ser cada vez mais baixo” Explica o professor.

Contabilidade prática

De acordo com o contador e coordenador do Sindicado dos Contabilistas do Piauí (SINDCONT-PI) André Fabrício, muitas pessoas realizam essa contratação negociando diretamente com uma instituição financeira, no qual o contribuinte escolhe o melhor tipo de plano e o valor a ser contribuído por mês.

“Ao pagar esse valor mensal, ele irá render como um cálculo de investimento. O plano de previdência privada funciona como uma aplicação financeira, você escolhe quando quer pagar, por quanto tempo e quando vai retirar, tudo depende do tipo de contrato” explica o contador.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas