Geral

Enfermeiro sofre racismo ao aplicar dose de vacina

A denúncia foi feita através de colegas do profissional, que repassaram o caso para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

13 de agosto de 2021 às 14:44
3 min de leitura

Um enfermeiro foi vítima de racismo na manhã desta sexta-feira (13), durante a aplicação de uma dose da vacina contra a Covid-19 no departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A denúncia foi feita através de colegas do profissional, que repassaram o caso para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com a enfermeira Joelma Maria Costa, responsável pela sala de vacinas do departamento, Alisson, 27 anos, estava aplicando a segunda dose da Pfizer em pacientes, quando em um determinado momento, a mãe de uma das pessoas que estavam no local para receber a vacina, fez comentários racistas contra o enfermeiro, afirmando que não queria ser vacinada por Alisson pelo fato dele ser negro, além de, segundo o relato, não acreditar que ele tinha curso superior. O enfermeiro ficou constrangido com os comentários e se retirou da sala.

Foto: Enfermeiro é vítima de racismo nesta sexta-feira (13) / Reprodução Meio Norte

Após o caso, os profissionais fizeram um vídeo lamentando ocorrido e pediram respeito. Uma supervisora que estava no local, encaminhou Alisson à Delegacia de Direitos Humanos para denunciar o crime.

A FMS informou através de nota que o servidor terá todo o suporte jurídico por parte da instituição, denunciando ao Ministério Público o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que repudia totalmente qualquer tipo de discriminação. Na manhã de hoje (13), um servidor da FMS foi vítima de conduta discriminatória em serviço. O enfermeiro de 27 anos estava na equipe de vacinação contra a covid quando foi agredido verbalmente por um paciente que agendou o recebimento do imunizante para a Universidade Federal do Piauí, que afirmou que não tomaria a vacina aplicada por um negro, o que configura crime de racismo. A procuradoria jurídica da FMS orientou o envio de notícia-crime à Delegacia de Direitos Humanos. O servidor terá todo suporte jurídico por parte da instituição, que dará ciência ao Ministério Público para as providências legais cabíveis na área criminal.

A FMS ressalta que racismo é crime inafiançável tipificado na Lei 7.716 de janeiro/1989 e que punível por reclusão.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta que a instituição fornecerá todo suporte que o servidor necessitar. Gilberto Albuquerque. Gilberto agradece o empenho e dedicação de toda a equipe da FMS que tem trabalhado incansavelmente para que a população de Teresina seja imunizada e receba todo o suporte de saúde quando for necessário.”

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas