Geral

Cidades do interior do Piauí se preparam para receber e aplicar vacina da Pfizer

O Ministério da Saúde enviou um ofício circular aos estados, para expandir a Pfizer para outros municípios.

22 de maio de 2021 às 09:05
1 min de leitura

Nove municípios do Piauí foram selecionados para iniciarem a aplicação da vacina Pfizer em seus moradores. A adesão ocorreu nesta quinta-feira (20), depois de uma conversa entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e os municípios. Floriano, Picos, Parnaíba, Bom Jesus, Piripiri, São Raimundo Nonato, São João da Serra, Campo Maior e Água Branca são as cidades que iniciarão a aplicação do imunizante.

A vacina da Pfizer está sendo, incialmente, utilizada nas capitais por causa das especificidades para armazenamento e aplicação que requer, mas depois dessa experiência, o Ministério da Saúde enviou um ofício circular aos estados, para expandir a outros municípios, já que há um contrato de 100 milhões de doses a serem entregues até o final do ano.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) foi a primeira a receber doses da Pfizer, no início deste mês de maio. Inicialmente, apenas cinco salas dentro de hospitais eram utilizadas para aplicação. Semana passada, a FMS ampliou para dois auditórios no Teresina Shopping e na Uninofapi e assim estendeu o agendamento para pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos.

Os locais, além de serem climatizados, têm espaço para as pessoas permanecerem por 15 minutos após a aplicação da dose e uma equipe médica e uma ambulância do Samu de prontidão caso haja alguma intercorrência, como é exigido.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas