Thiago Trindade

Chuvas intensas causam prejuízos para horticultores de Teresina

Além das chuvas, que em excesso, mata os vegetais, horticultores do Parque Wall Ferraz reclamam da falta de segurança na região.

13 de janeiro de 2022 às 07:20
2 min de leitura

As hortas comunitárias sofrem nos períodos de chuvas intensas que assolam Teresina, pois as plantas precisam de uma quantidade específica de água, e quando em excesso, provoca a morte do vegetal.

Horta comunitária do Parque Wall Ferraz. Reprodução

Na horta comunitária do Parque Wall Ferraz, zona Norte de Teresina, os trabalhadores reclamam dos prejuízos ocasionados pelo período chuvoso. Ormeu Machado, horticultor, diz que quem trabalha apenas colhendo e plantando, não tem nada.

''Pra quem trabalha só de horticultor, aqui no período de chuva a gente não tem nada, não consegue. A gente planta, as plantas morrem, a raiz apodrece embaixo por conta de tanta água. O cheiro verde, o coentro a gente planta e já nasce amarelo, no ponto de morrer. Então não vai pra frente de jeito nenhum, a gente não consegue fazer uma plantação boa. Se a pessoa fosse viver desse jeito só para comer, dava pra gente arrumar. Mas se for pra vender, não temos condição de venda. Não tem como a pessoa arrumar dinheiro, arrumar nada aqui. No período de inverno fica pior'', reclama o agricultor.

Além das chuvas que destroem as plantações dos horticultores da região, furtos são comuns na horta comunitária do Parque Wall Ferraz. Dona Maria Susana lamenta e diz que não pode ficar a noite protegendo a horta por ser bastante perigoso durante o turno.

"Ninguém pode pagar o vigia. Tem vezes que passo a noite em claro pedindo a Deus: Senhor guarde nossas coisas, guarde nossos canteiros'', lastima a idosa.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas