Geral

Carro fumacê tem retorno nos bairros de Teresina

Conforme o Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê somente é indicada onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e dengue.

13 de maio de 2022 às 13:13
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina retoma hoje (13) o trabalho com os carros fumacê, devido aos números de casos de dengue que estão acontecendo na cidade. Os carros estavam sem circular, desde segunda-feira (09), devido à falta do inseticida Cielo, que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelas Secretarias Estaduais da Saúde para os municípios.

Segundo a gerencia de Zoonoses da FMS a solicitação do produto já tinha sido feita à Secretaria Estadual da Saúde e que no final da manhã de hoje (13) disponibilizou o inseticida. “Com o recebimento do produto reiniciamos ainda hoje pelo Bairro São Pedro o trabalho com o carro fumacê”, disse Paulo Marques, gerente de zoonoses da FMS.

Os bairros São Pedro, Matadouro, São Joaquim, Beira Rio, Extrema, Parque Brasil, Pedra Mole, Piçarreira, Cristo Rei, Parque Universitário e Beira Rio estarão sendo pulverizados nos próximos dias. O carro circula, no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença Aedes Aegypti. No momento em que o fumacê estiver na rua, todos devem abrir portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da Dengue.

Conforme o Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê somente é indicada onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados da dengue, zika, chikungunya. De acordo com informações da Diretoria de Vigilância em Saúde municipal, até a presente data, Teresina tem 1.491 casos de dengue confirmados laboratorialmente.

A FMS vem realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya. O apoio da população é fundamental nesse sentido. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos todos os ambientes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas