Geral

Advogada Daniela Freitas toma posse como vice-presidente da OAB-PI

Advogada será a companheira de Celso Barros Neto no segundo mandato do atual presidente. Saiba um pouco mais sobre quem é ela.

16 de janeiro de 2022 às 12:44
3 min de leitura

A advogada criminalista Daniela Freitas tomou posse, nesta sexta-feira (14/01), como vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Foi eleita democraticamente para integrar a diretoria da entidade e representar a advocacia piauiense pelos próximos três anos (2022/2024).

Sua paixão pelo Direito iniciou ainda na infância. Filha de advogada, Daniela Freitas conta que tinha na figura materna uma inspiração, por meio da postura e da atuação profissional da mãe, Geloesse Gomes Correia Freitas, que também foi procuradora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Divulgação

“Minha mãe sempre me inspirou para ser advogada e professora. Além de advogada, eu também sou professora, licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí. Tenho mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciei no ensino jurídico e fui me apaixonando cada vez mais pelo Direito, por isso eu resolvi advogar. Ainda na escola, quando eu estava no ensino médio, eu já tinha o interesse em estudar e fazer o curso de Direito”, relata Daniela Freitas.

A nova vice-presidente da OAB Piauí atua fortemente na área do Direito Criminal, seara onde mulheres advogadas ainda encontram barreiras na atuação profissional. “A advocacia criminal é bem trabalhosa e peculiar. Você precisa e deve se impor para garantir um bom exercício profissional. Por isso resolvi ingressar na política da Ordem, em razão da representatividade para muitos jovens e mulheres advogadas que queriam ingressar na advocacia criminal e que tinham em mim uma referência”, destaca.

Daniela Freitas agora tem um novo desafio em sua vida: estar à frente da OAB Piauí e contribuir com as ações institucionais em prol da advocacia, sobretudo da sociedade. “Recebi essa missão e irei honrar com toda a minha dedicação e esforço. O meu objetivo é aproximar a sociedade da OAB, por meio das Comissões Temáticas e também fazer com que a sociedade volte a acreditar na OAB, enquanto sua guardiã, porque aqui é a casa da cidadania”, conta.

Divulgação

Trabalhar para proporcionar à advocacia mais dignidade no pleno exercício profissional para garantir a defesa dos direitos de seus constituintes é um dos sonhos e objetivos da atual vice-presidente da OAB Piauí. “Meu sonho é devolver a dignidade à advocacia. É termos uma advocacia que não tenha prerrogativas violadas, que seja uma gestão inclusiva e que possa cumprir com todos os nossos planejamentos e propostas de campanha. Esse é o meu sonho para que tenhamos uma gestão muito próspera”.

Para a jovem advocacia, Daniela reforça o valor da dedicação. “Não desistam. O início é sempre difícil. A advocacia não é para covardes, já dizia Sobral Pinto. Portanto, vejam na OAB um entidade que vai lutar ainda mais pelo fortalecimento da nossa profissão”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas