Gustavo Almeida

Com PRO Piauí Municípios, Rafael Fonteles vai ao varejo da política

Novo eixo do programa PRO Piauí foca em obras nos municípios piauienses.

09 de junho de 2021 às 10:54
4 min de leitura

O Governo do Piauí lançou na terça-feira (8) o PRO Piauí Municípios, um eixo do programa PRO Piauí voltado exclusivamente para obras e ações nos municípios piauienses. O lançamento aconteceu no Palácio de Karnak. Segundo a gestão estadual, apenas nesta etapa serão investidos R$ 500 milhões nos 224 municípios do Piauí.

Rafael Fonteles Thiago Rodrigues/Lupa1

Como era de se esperar, o lançamento foi feito pelo secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles (PT). Ele é o pré-candidato do governador Wellington Dias ao governo do Piauí e não tem medido esforços para mostrar essa condição. Embora não fale de pré-candidatura, ele a deixa evidente todos os dias.

O PRO Piauí é o trampolim para alavancar a empreitada de Rafael rumo ao Palácio de Karnak em 2022. De um secretário de gabinete que sempre foi, focado apenas nas finanças do estado, ele passou a ser um secretário que anda pelo interior do Piauí, que anuncia ações na segurança pública, na assistência social, na saúde, e que recebe lideranças municipais aos montes, dos suplentes de vereador aos prefeitos.

Com o PRO Piauí, ninguém mais precisa pedir nada ao governador Wellington Dias, embora ele ainda tenha um ano e meio de mandato pela frente. Agora, tudo deve ser pedido, estrategicamente, a Rafael Fonteles. Não importa qual tipo de obra ou a que secretaria estadual ela esteja vinculada, o pedido precisa ser feito a Rafael.

O lançamento do PRO Piauí Municípios é a formalização da ida do pré-candidato petista ao varejo da política. Ou seja, será nesse eixo do programa que ele vai tratar de obras com lideranças municipais. Calçamento, construção de praças, asfaltamento, reformas de escolas, construção de mercados públicos e uma infinidade de obras pequenas que “matam a fome” de lideranças municipais em tempos próximos à eleição.

A estrutura de propaganda da gestão estadual também está focada em Rafael. Quem assistiu o lançamento do PRO Piauí Municípios viu vídeos produzidos estrategicamente pelo governo. Neles, prefeitos do interior apareceram sorridentes agradecendo ao secretário Rafael Fonteles por obras nos seus municípios. Com toda essa “logística” ao seu favor, o pré-candidato não precisa falar um pio em pré-candidatura.

Em maio, o secretário de Fazenda disse que já havia recebido mais de 300 lideranças municipais nos últimos meses. Com o PRO Piauí Municípios, ele poderá não apenas receber, mas também ir ao encontro dessas lideranças nos municípios e dizer que as visitas são para tratar de obras para as cidades. Rafael promete ir até em zonas rurais. As viagens, claro, serão sempre revestidas de “agenda do PRO Piauí”.

Quem tiver disposto a enfrentar o petista em 2022 precisa estar preparado, afinal, água de morro abaixo, fogo de morro acima e governo, são três coisas difíceis de enfrentar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas