Veja como foi o 1º debate entre candidatos a prefeito de Teresina
Tradicionalmente, o debate está sendo realizado pela Band Piauí e você acompanha também pela Lupa1 FM na 94,5.
Acontece na noite desta quinta-feira (08), o primeiro debate entre candidatos a prefeito de Teresina. O debate está sendo realizado pela Band Piauí com transmissão ao vivo pela Lupa1 FM, na 94,5.
Os melhores momentos do debate você acompanha aqui no Lupa1.
Primeiro bloco
O bloco iniciou com a apresentação de cada candidato, em seguida, os nomes que vão disputar a prefeitura de Teresina seguiram para as perguntas e respostas.
O primeiro bloco do debate foi marcado por questionamentos contra a gestão do prefeito Dr. Pessoa.
Os principais pontos abordados pelos candidatos em seus questionamentos e respostas foram nas áreas de saúde e do transporte público.
Segundo bloco
Já no segundo bloco, seguindo com perguntas e respostas entre os candidatos, o debate retornou de forma mais dura.
Ao ser questionado sobre o aumento das temperaturas em Teresina pelo candidato Flávio Novo, Dr. Pessoa disse que o deputado estava só de "blablabla".
Como resposta, Fábio explicou a criação da Coordenação do Clima para que Teresina possa voltar ao título de Cidade Verde.
No debate com os demais candidatos, os pontos abordados nos questionamentos abrangeram mais áreas essenciais, além de tecnologia, saúde e transporte público, também foram colocados em pauta a segurança da cidade, desapropriação dos prédios abandonados no Centro da capital e até o uso de inteligência artificial na saúde, segurança e educação.
Ao final, Geraldo Carvalho pontuou alguns problemas de administração na cidade de Teresina, segundo o candidato, "boa parte desses problemas foram gestados na sua gestão (Sílvio Mendes), nos 30 anos de gestão do PSDB com você (Sílvio Mendes) dentro da cidade de Teresina".
"Seu perfil mais é de ser abraças Maduro na Venezuela, é um ditador disfarçado de cidadão, aqui nós estamos debatendo democraticamente as questões de Teresina", disse Dr. Pessoa ao ser questionado sobre a sua atual gestão pelo candidato Geraldo Carvalho.
Ao final, Dr. Pessoa afirmou, "você (Geraldo Carvalho), deveria estar lá na terra do Maduro".
Terceiro bloco
Francinaldo Leão iniciou o terceiro bloco questionando o prefeito Dr. Pessoa sobre a atual situação da saúde em Teresina.
Durante os questionamentos, o debate saiu de controle. No momento da resposta do candidato Francinaldo Leão, Dr. Pessoa se aproximou exageradamente do candidato e deu-lhe uma cabeçada. O segurança da emissora teve que intervir e reposicionar os dois candidatos.
Seguindo com os debates de perguntas diretas com direito de resposta, o candidato Tonny Kerley questionou sobre transparência e combate à corrupção ao deputado Fábio Novo, que respondeu:
"Não concordo com corrupção, não aceito, não compactuo e vou fazer muito com pouco".
"Então é isso, tá um pouco difícil, fui agredido pelo atual prefeito, agora querem tirar 30 segundos", disse Francinaldo Leão ainda durante o terceiro bloco do debate.
Direito de Resposta
A coordenação do PSOL, com seu candidato Francinaldo Leão, pediu direito de resposta após o candidato ter sido agredido, segundo o partido, pelo candidato Dr. Pessoa.
"Quando a gente vem falar a verdade, olho no olho, cara na cara, e falar a verdade que a sobre na periferia, nós fomos agredidos, levamos uma cabeçada porque nós estamos falando a verdade", disse Francinaldo Leão.
Último bloco
Cada candidato teve um minuto para as considerações finais.
Considerações finais do candidato Sílvio Mendes
Agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui com todos vocês e cumprimentar a todos os teresinenses que devem ter acompanhando para saber a quem entregar a cidade, que não entre em nova aventura, é preciso ter muito cuidado porque erro a gente só corrige depois de quatro anos, olhar para quem tem experiência, para quem fez, para quem não mentiu, para quem não enganou, para quem faz uma campanha limpa, enfim, o futuro da cidade está nas mãos de Deus e de cada um de vocês, portanto, que Deus proteja Teresina, seus filhos, nossas famílias, por um futuro melhor que todos nós queremos.
Considerações finais do candidato Dr. Pessoa
Vi muita coisa aqui em cima dizendo que você é mentiroso, é um desrespeito, eu não fui lá, vieram até mim e chegaram, saiu uma fala normal, mas saiu saliva no meu rosto, mas eu estou pedindo aos teresinenses desculpa.
Considerações finais do candidato Tonny Kerley
Eu gostaria de convidar cada teresinense a seguir as nossas redes sociais, Tonny Kerley, você vai encontrar lá 197 propostas que a gente elaborou para os diversos problemas da cidade, enquanto nós tivemos candidatos transformando a política num balcão de negócios ao longo pré-campanha, nós discutimos os problemas de Teresina, também quero deixar claro que eu ouvi pessoas ligadas a candidatos como se a eleição fosse decida no primeiro turno e isso só interessa eleição decidida em primeiro turno a quem trabalha com voto comprado, com estrutura, que não quer gastar no segundo turno, nós como trabalhamos com propostas, pedimos aos teresinenses que entendam que a campanha ainda vai começar e observe cada um dos candidatos, que analise muito bem o perfil de cada um e as suas propostas, para que nós possamos ter, não a Teresina do passado, não a Teresina caótica do presente, mas um futuro verdadeiramente Novo e não Novo apenas no sobrenome.
Considerações finais do candidato Fábio Novo
Queria agradecer aqui ao Napoleão, também agradecer a todos os candidatos por esse momento tão rico da nossa democracia. Teresinense, você me conhece, andei em todos os bairros e também nas comunidades rurais. Somos o único candidato que abriu um site na internet, que recebeu 10 mil contribuições. Também a gente foi a todas as zonas da cidade. Eu vi e senti as dores de Teresina. Eu vou cuidar de você, que é mãe de filho autista, que hoje a gestão não cuida. Vou cuidar na área da saúde e vou cuidar com muito carinho também na área da educação. Eu vi e senti as dores de Teresina. E eu te convido aqui pra juntos pegar na tua mão e levarmos Teresina pra um caminho seguro. Por todo o momento de dificuldade que Teresina vive hoje, nós temos é que construir pontes e não muros. Por isso eu defendo aqui um alinhamento do Governo Federal com o Governo do Estado, juntos, também com a sociedade civil, pra reconstruirmos a nossa cidade. Vamos juntos!
Considerações finais do candidato Geraldo Carvalho
Obrigado também a todos, obrigado à Band pela oportunidade do debate, dizer que nós fomos o único candidato aqui que fez a defesa dos serviços públicos e a valorização dos profissionais dos servidores públicos e dos serviços públicos. Nós fomos o único candidato que fizemos a defesa da limpeza pública, que defendemos aqui a não privatização da água e da Agespisa e queremos convidar os trabalhadores, as trabalhadoras da juventude, os movimentos sociais, para que a gente faça amanhã um grande ato público lá na Agespisa contra a privatização da água e contra a privatização da Agespisa. Tamo junto, ajude a gente a construir essa campanha por uma Teresina socialista junto com os trabalhadores, as trabalhadoras e a juventude da nossa cidade. Muito obrigado.
Considerações finais do candidato Francinaldo Leão
Queria agradecer você, o mediador, queria agradecer a todos os candidatos presentes, queria agradecer o povo de Teresina e dizer, eu acho que a gente viu aqui a realidade, eu acho que o que aconteceu aqui tá gravado e quando se grava eu acho difícil desmanchar aquilo que foi feito. Então, aceito sua desculpa, mas dizer, assim como o povo periférico é tratado lá na periferia de Teresina, quando você tem uma pessoa que tá no meio político pra defender os interesses do povo, você é tratado da maneira que foi tratado aqui. Porque foi agressividade. Fui tratado com agressividade. Porquê? Porque eu tava defendendo os interesses e falando realmente a verdade que o povo sofre na periferia. E quero dizer pra você teresinense, você tem a oportunidade de tirar essa pessoa de dentro da Prefeitura de Teresina. Que tanto fez maldade dentro de Teresina. Então, estamos aqui. Me siga na rede social e sempre, sempre vou falar a verdade. A verdade doa a quem doer.
Considerações finais do candidato Telsírio Alencar
Agradeço à direção da Band e agradeço aqui ao colega jornalista Napoleão Castro por ter conduzido tão muito bem esse debate. Quero informar que cerca de 60% da população teresinense ainda não se manifestou, ainda não escolheu seu candidato a prefeito e aqui Napoleão começou o jogo no nosso entendimento, esse palco aqui começa a decidir o jogo que será a final no dia seis de outubro. Nós durante toda a nossa pré-campanha, nós apresentamos aqui cerca de trinta e três projetos de alto alcance social pra essa cidade e nós estamos afinados com a situação econômica de Teresina, com a necessidade que essa cidade tem de se desenvolver cada vez mais e nós nos colocamos aqui para o julgamento popular porque nós somos preparados e estamos consciente do nosso papel a frente da prefeitura de Teresina.