Cidades

Caçambas são recolhidas em Teresina por risco de propagação da Dengue

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em sessão plenária virtual a retirada das caçambas.

09 de abril de 2020 às 17:52
1 min de leitura

A Câmara Municipal de Teresina aprovou na última quarta-feira (08), em sessão plenária virtual a retirada das conhecidas caçambas, facilmente encontradas em toda a cidade.

Após a prefeitura suspender todas as atividades não essenciais na capital, as caçambas foram abandonadas e se tornaram um local propício para a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças graves como Dengue, Febre Amarela, Febre Zica e Chikungunya.


Conhecida também como “Tira-Entulho”, as caixas estacionárias acumulam água por não terem brechas para vazão. Com a água acumulada o mosquito Aedes Aegypti deposita seus ovos e se desenvolve, levando riscos a população. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas nos três primeiros meses de 2020, o Brasil já registrou mais de 300 mil casos de dengue, número amplamente superior aos casos confirmados de COVID-19.

Propositor do requerimento, o vereador Joaquim do Arroz (MDB) cobrou medidas da Prefeitura para evitar que os focos do mosquito se multipliquem em Teresina.

“A administração precisa remover rapidamente as caçambas que ficaram expostas em obras e nas ruas. Geralmente essas caçambas são acumuladoras de água, tornando o ambiente favorável ao mosquito da Dengue” disse o parlamentar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano serão notificadas para autuarem as empresas responsáveis pelo recolhimento das caçambas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas