Vinicius Vainner

Garças somem após Prefeitura de Campo Maior limpar região

O município perdeu um de seus principais cartões postais.

02 de dezembro de 2021 às 13:55
2 min de leitura

A cidade de Campo Maior, não possui mais um dos seus cartões postais mais bonitos! Conhecido como “berço das garças”, a reserva ambiental, que ficava dentro de um terreno particular, desapareceu após a limpeza autorizada pela prefeitura da cidade, como mostra o ofício assinado pela Secretaria de Meio Ambiente.

ofício de autorização para limpezaLocalizado na BR-343, o local servia de abrigo para milhares de aves ao pôr do sol, um espetáculo da natureza. Infelizmente, não vai mais acontecer na terra das Carnaúbas.



A denúncia foi protocolada por moradores no Ministério Público, que deve ouvir nas próximas horas o dono do terreno e principalmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior, que autorizou a retirada das árvores que estavam lá há várias décadas.

O Secretário de meio ambiente, Marco Bona, que também é ex-prefeito de Campo Maior, disse que o local teria sofrido três incêndios e ficado completamente devastado. Por esse motivo, a prefeitura teria autorizado a limpeza.

Marco Bona / Sec de Meio Ambiente

Mas de acordo com ambientalistas que foram até o local, a limpeza teria sido feita de forma irregular e os incêndios premeditados.


A criação do espaço ambiental vem sendo discutida desde de 2005. Uma lei municipal regulamentando o parque das garças, foi aprovada pela câmara de vereadores e sancionada pela prefeitura em 2019.

lei municipal aprovada
Só faltava a desapropriação da terra. Um sonho destruído por tratores e pela falta de cuidado com a natureza.



Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas