Vinicius Vainner

Aumenta número de crianças vítimas da Covid-19 no Piauí

Ao todo, quinze crianças morreram no Piauí desde do início da pandemia.

02 de fevereiro de 2022 às 14:52
3 min de leitura

Dos doze leitos criados recentemente para covid no hospital infantil Lucídio Portela, oito estão ocupados. Entre as vítimas mais graves, um recém nascido de oito meses e uma criança de quatro anos. Segundo a direção do hospital, o número de casos no Piauí cresceu nas ultimas semanas.

Hospital Lucídio PortelaPara o médico Vinicius Nascimento, Dir. Hospital Infantil Lucídio Portela, os pais tem duas importantes maneiras de prevenir ou amenizar os riscos da doença. A primeira é: vacinação! A segunda é: ao perceber os principais sintomas (febre, coriza, tosse ou moleza), procurar Imediatamente ajuda médica.

Vinicius Nascimento / Dir. Hospital Infantil Lucídio Portela
Foi o que dona Edneia fez com a filha de dois anos de idade que está há dez dias internada no hospital. Ela mora no interior e logo ao perceber os sintomas, procurou ajuda médica para fazer o teste de Covid.


Edineia Sousa / Mãe de pacienteSegundo dados da Sesapi, do total de casos de covid registrado no Piauí, 4,72% são das idades de 0 a 09 anos. 7.348 pessoas no estado perderam a vida pra doença. A morte de crianças representa 0,38% desse número. O hospital Infantil Lucidio Portela, recebe os casos mais graves.

Leitos infantis

A preocupação das autoridades do Piauí tem um motivo. Na Inglaterra e nos Estados Unidos houve um aumento de 400% de internações de crianças de 0 a 14 anos, como mostra o gráfico abaixo:



O gráfico mostra, ao longo de toda pandemia, a explosão com a Ômicron neste ano. A cor vermelha é um preocupante retrato do que esta acontecendo com as nossas crianças. Na semana passada no Piauí, um menino de 2 anos morreu por Covid-19 Ele foi internado na cidade de Picos, no Sul do estado. Segundo o hospital regional, a criança não tinha comorbidade.


Nesta terça-feira (01), uma menina de onze anos foi a mais recente vítima da Covid no Estado. Maria Sophia foi mais uma criança na faixa etária entre 0 e 14 anos, vencida pelo vírus. Aotodo, quinze crianças morreram no Piauí desde do início da pandemia.

Maria Sophia
Com a volta as aulas, os riscos são ainda maiores. Mas de acordo com especialistas, colocando em prática as medidas de prevenção as chances das crianças de contrair a doença diminuem em mais de 70%.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas