Tony Trindade

Chega de mimimi?

Jair Bolsonaro critica medidas adotadas por governadores para conter a proliferação da Covid-19.

05 de março de 2021 às 09:30
2 min de leitura

Durante evento ontem (4) no município de São Simão, no interior de Goiás, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) usou as palavras “frescura” e “mimimi” ao criticar medidas restritivas contra o avanço da Covid-19.

"Vocês não ficaram em casa. Não se acovardaram. Temos que enfrentar os nossos problemas. Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?", disse o presidente se dirigindo ao público e direcionando críticas aos gestores que apertaram medidas de isolamento.

Jair Bolsonaro Evaristo Sá

Tecer alguma crítica ou discordar de uma ou outra medida restritiva imposta por governadores e prefeitos é normal e qualquer cidadão pode fazê-la. Contudo, um presidente da República usar os termos frescura e mimimi no momento em que o país registra o mais grave momento da pandemia é de uma inconsequência sem precedentes. Com esse tipo de declaração gravíssima, Jair Bolsonaro só realça o quanto minimiza o perigo dessa crise sanitária que já matou 260 mil brasileiros.

O estado de Goiás, onde Bolsonaro deu a declaração, registrou no dia anterior à fala do presidente um recorde de mortos em consequência da pandemia. Bolsonaro não vai mudar seu jeito falastrão e desastrado, mas é preciso que seus aliados, todos eles, comecem a reagir a esse comportamento inadequado do presidente.

Está na hora de deixar a cerimônia de lado só porque é aliado e/ou tem vantagens no governo federal. Não dizer nada diante das aberrações do presidente é, de certa forma, compactuar com esse jeito esquisito de lidar com uma pandemia.

É necessário que os aliados também façam pressão para que o presidente pare com essa verborreia sobre a pandemia. Não se trata se deixar de ser aliado, já que querem ali estar, mas sim de chegarem até Bolsonaro e pedir, em nome da sensatez, em nome do povo, que ele não trate uma pandemia com tanto desprezo.

Se existe mimimi, talvez seja a sigla para “milhares, milhares e milhares” de brasileiros mortos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas